Três Barras fará testagem da população para monitorar avanço da covid-19

Os 11 novos casos positivos de covid-19 em colaboradores da WestRock acenderam o sinal vermelho na região, reafirmando assim a classificação de transmissão comunitária da doença em Três Barras e Canoinhas.

Contabilizando agora 23 casos de pessoas infectadas pelo vírus em menos de duas semanas, os dois municípios voltaram a discutir ações conjuntas para combater a disseminação da doença. Desse total, 19 são vinculados à empresa.

O encontro, na Prefeitura de Canoinhas, reuniu os prefeitos Beto Passos e Luiz Shimoguiri, além de representantes do Ministério Público, das secretarias municipais de Saúde e da procuradoria jurídica dos dois municípios.

Prefeitos das duas cidades não descartam a possibilidade de aplicar medidas mais rígidas de restrição, caso haja avanço da doença nos próximos dias. “O que não podemos é perder o controle da situação. Faremos o que precisar ser feito. A nossa prioridade é a saúde das pessoas”, justificou o prefeito Luiz Shimoguiri.

A decisão dos prefeitos será norteada por dados científicos e epidemiológicos. Por isso, ainda nesta semana deve começar a testagem da população nas duas cidades.

As secretarias de Saúde dos dois municípios estão trabalhando na compra dos exames e analisando a melhor maneira de realizá-los. A expectativa é testar pelo menos mil pessoas só em Três Barras.

Promotor Renato Maia de Faria disse que o resultado dos exames é que vai apontar ou não a necessidade de regras mais intensas. “Se os testes indicarem um grande número de infectados, não haverá outra alternativa senão fazer uma nova quarentena”, observou.

Ainda durante a reunião as secretarias de Saúde formularam documento conjunto, que será levado até a direção da WestRock através do promotor Francisco Ribeiro Soares.

Nele estão sendo solicitadas informações mais precisas sobre quantos e quem são os trabalhadores que atuam nas obras de expansão, onde ficam os alojamentos e o número de pessoas que já foram e ainda serão testadas para o novo coronavírus.

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, afirmou que o momento é de preocupação diante o aumento de casos positivos da doença. “Os próximos dias serão decisivos”, falou.

O município de Três Barras registra, até o momento, 13 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 13 casos descartados e um curado da doença.