Vigilância Epidemiológica promove encontro para alertar sobre os riscos do tabagismo

Para chamar a atenção sobre os riscos que o cigarro pode causar à saúde e os meios de enfrentar o vício é que a Vigilância Epidemiológica de Três Barras reuniu, na manhã de terça-feira, 29, os participantes do programa contra o Tabagismo, como forma de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

No encontro alusivo a data, a equipe composta pelo médico João Ramão, enfermeira Kátia Reis e pela assistente social Amábile Holm deu ênfase ao fato de que o tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma epidemia global e responsável por mais de seis milhões de mortes anuais, muitas delas motivadas por exposição involuntária à fumaça do tabaco. “O cigarro desencadeia uma série de doenças e mata mais que uma guerra”, destaca o médico.

Atualmente 12 fumantes integram o grupo antitabagismo. O programa prevê cinco encontros semanais com sessões terapêuticas e consultas médicas. “Iniciamos com quatro participações. Depois, foram oito na segunda turma. Ainda é grande a procura. Isso nos anima porque vemos que as pessoas querem, sim, deixar do vício”, frisa a enfermeira.

Colaboradora do programa, Marilene Ferreira é responsável pela triagem dos participantes e o agendamento das consultas.

Rolar para cima