Voluntários da Defesa Civil encerram atividades do ano com capacitação na regional do Cigerd

O Grupo de Voluntários da Defesa Civil de Três Barras encerrou as atividades, desse ano, participando de capacitação no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Canoinhas.

Acompanhado de sua equipe, o coordenador regional da Defesa Civil, Édson Antocheski, foi quem comandou os trabalhos na noite de segunda-feira (17), trazendo dados estatísticos dos desastres em Santa Catarina e falando sobre o papel do Estado frente às situações de emergência e de calamidade pública. “A participação da comunidade, através dos grupos de voluntários, tornam as cidades mais resilientes”, reforçou.

Composto por 15 tresbarrenses, o grupo de voluntários participou de frequentes treinamentos organizados pela Defesa Civil durante o ano, desde a atuação em socorros emergenciais a atendimentos vítimas de enchentes, por exemplo. “Hoje todos estão aptos a auxiliar, os órgãos competentes, no enfrentamento a outros desastres também, como secas, fortes chuvas e grandes acidentes”, frisou Adrielle da Costa, coordenadora municipal da Defesa Civil.

Balanço

A coordenadora municipal faz um balanço positivo deste ano, no que se refere à proteção e ações implementadas pela Defesa Civil nas esferas de prevenção, preparação e respostas. “E o encontro foi importante por, exatamente, podermos fazer uma retrospectiva dos episódios que marcaram 2018”, explicou.

No que tange a prevenção, e pensando no enfrentamento de crises, ela informa que o órgão realizou a atualização dos recursos humanos e materiais disponibilizados pelo município. A equipe ainda promoveu ações educativas nas escolas municipais, com o apoio e participação do Corpo de Bombeiros.

Na preparação e repostas durante a paralisação dos caminhoneiros, no final do mês de maio e início de junho, a Defesa Civil Municipal auxiliou na garantia das demandas essenciais ao município.

Diante das intempéries climáticas, como alagamentos e inundações, o órgão acionou o Plano de Contingência Municipal. “Experiência essa, que nos mostrou a importância do trabalho em equipe, no qual a Defesa Civil atuou articulada aos órgãos da administração pública”, enalteceu a coordenadora.