Durante visita de alunos, Shimoguiri confirma sala de informática e cancha com grama sintética para o CAIC

As costumeiras reuniões diárias com a equipe de governo e servidores da prefeitura deram vez, na tarde de quarta-feira (11), a uma visita especial.

Em seu gabinete, prefeito Luiz Shimoguiri recebeu um grupo de estudantes da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (CAIC), todos participantes do projeto “Transformando alunos em vencedores”, apoiado pelo Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

A diretora Miguelina Karvat e as professoras Valci Konkel de Paula e Josiane dos Santos, responsáveis por desenvolver o projeto na escola, acompanharam as crianças durante a visita. Há duas semanas, os estudantes foram vice-campeões nos naipes masculino e feminino do Torneio de Futsal “Lelei Walerguski”, disputado em Canoinhas.

Os troféus conquistados foram apresentados, assim como foi lida uma carta de homenagem ao prefeito. “Somos agradecidos pela oportunidade que temos de fazer parte de uma escola melhor, com um projeto desenvolvido especialmente para nós, alunos como muitas dificuldades e que hoje sabemos o valor do estudo, do respeito e do cuidado com a saúde e corpo”, disse uma das alunas, porta voz da turma.

Na ocasião, os alunos também falaram sobre o que gostariam que melhorasse na escola ou no distrito de São Cristóvão, local onde vivem. Duas sugestões devem ser atendidas ainda este ano, segundo o compromisso assumido pelo prefeito: a instalação de uma sala de informática no CAIC e a construção de uma cancha de futebol com grama sintética, nos mesmos moldes da que está sendo colocada no ginásio de esportes da Extensão II.

Shimoguiri ainda adiantou que, para o próximo ano, está prevista a revitalização de todas as instalações da escola, inclusive do ginásio de esportes.

Em sua fala aos estudantes, o prefeito disse que o futuro da cidade, do Estado e do País está na atual juventude. “Daqui pode sair um médico, um professor, um advogado ou até um vereador ou prefeito. Por isso, continuem se dedicando aos estudos, tendo disciplina e sendo participes do dia a dia da comunidade. Parabéns à direção e às professoras pela iniciativa e aos alunos por abraçarem este projeto”.

Neste ano, o projeto abrange toda a turma do 7° ano II, totalizando 33 alunos. Além da socialização por meio do esporte no período contrário às aulas regulares, as professoras também atuam no sentido de reforçar o aprendizado nas disciplinas em que jovens encontram mais dificuldades.

Ao lembrar que o projeto atende principalmente os estudantes em situação de risco e vulnerabilidade social, a diretora Miguelina Karvat enalteceu os resultados já obtidos, como por exemplo, a diminuição das agressões físicas e verbais na escola, o aumento da frequência escolar e a melhora nas notas em diversas disciplinas. “É um trabalho de formação e transformação que está dando certo”, comentou.

A realização de debates sobre temas como sexualidade, drogas, furtos, desavenças familiares, baixa autoestima, respeito e outros também pauta as ações desenvolvidas pelo projeto.