Informações técnicas e metodologia do Censo Agro são repassadas durante reunião em Três Barras

Prestes a iniciar um novo Censo Agro, após dez anos do último levantamento da produção agropecuária, florestal e agrícola do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando informações técnicas e a metodologia da pesquisa aos municípios brasileiros.

A equipe pertencente à agência do IBGE, em Canoinhas, se reuniu com representantes do município de Três Barras na tarde de terça-feira, 22, no auditório da secretaria de Educação. A administração municipal marcou presença através de dois de seus secretários: João Francisco Canani Júnior (Agricultura e Meio Ambiente) e Antônio Tsunoda (Educação, Cultura e Esporte). A Epagri local também participou com uma de suas servidoras.

O Censo Agro vai a campo a partir de 1º de outubro deste ano, devendo ser finalizado em fevereiro de 2018. Através de processos seletivos simplificados, o IBGE contratou temporariamente mais de 26 mil pessoas entre analistas censitários, agentes censitários e recenseadores para a realização da pesquisa em todo o Brasil. Nove recenseadores deverão, simultaneamente, coletar dados nos municípios de Canoinhas e Três Barras.

Segundo informações repassadas pelo analista censitário Anderson Wilhelms durante a reunião, a pesquisa será feita por meio de preenchimento de questionário eletrônico, na qual abordará o total de estabelecimentos rurais e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referente ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

Na ocasião ficou definido que Três Barras, através das duas secretarias e da estrutura das escolas situadas no interior, dará suporte técnico e logístico para que os recenseadores possam realizar a pesquisa e repassar os dados coletados por meio da internet. “É um levantamento importante e necessário para que o município tenha um raio-X da quantidade de propriedades rurais e sobre tudo aquilo que é produzido por elas atualmente”, comentou o secretário de Agricultura.

Rolar para cima