Piscicultores recebem kit que permite o controle da qualidade da água em tanques e viveiros

Os piscicultores de Três Barras receberam na manhã desta terça-feira (19), uma importante ferramenta de controle da qualidade da água em tanques e viveiros situados em propriedades do interior do município.

O kit adquirido ao valor de R$ 3,7 mil pelo Governo do Município, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, permite o monitoramento e evita falta ou excesso de alguma substância que possa causar a morte de peixes.

Secretário João Francisco Canani Júnior disse que com a chegada dos itens, as avaliações da qualidade da água (turbidez, PH, nível de nitrito e amônia, oxigênio dissolvido e temperatura) poderão ser realizadas de maneira constante e contínua. “O nosso município é o único da região a contar com equipamentos para este fim”, afirmou.

Treinado pela empresa fornecedora do kit, o médico veterinário da secretaria de Agricultura, Adrian Costenaro, será o responsável por fazer o controle da qualidade da água e o acompanhamento da produção durante visitas mensais às propriedades rurais.

Inicialmente serão atendidos os piscicultores participantes das reuniões promovidas pela secretaria, em parceria com a Epagri, órgão parceiro da prefeitura no fortalecimento da atividade no município.

Estima-se que hoje 30 produtores rurais se dedicam à criação de peixes no município. Desse total, 10 a 12 criadores participam regularmente das capacitações, treinamentos e cursos oferecidos pelos parceiros do projeto. Empreendimentos de pesque-pague são explorados em cinco propriedades rurais.

Ao destacar a piscicultura como sendo uma oportunidade para a geração de emprego e renda no campo, o engenheiro agrônomo Danilo Sagaz, da regional da Epagri de Canoinhas, enalteceu os resultados e a parceria com o poder público municipal. “É importante frisar a seriedade com que o Governo de Três Barras trata este projeto”, acrescentou.

Quem também elogiou a forma pela qual o projeto é trabalhado foi Fabiano Vital da Silva Alexandre, representante da empresa fornecedora do Kit. Segundo ele, após avançar nos aspectos relacionados ao manejo, o município tem tudo para também se destacar na comercialização da produção, seja na própria cidade ou na região.

O extensionista rural Alexandre Agarie e a auxiliar administrativa do escritório local da Epagri, Roseli Paiter Jentara, além de servidores pasta de Agricultura e piscicultores do município, acompanharam a entrega do kit durante solenidade na sede da secretaria.