Notícias do Município de Três Barras

Piscicultura em Três Barras teve importante incentivo da Prefeitura nestes últimos anos

Piscicultura em Três Barras teve importante incentivo da Prefeitura nestes últimos anos

Imagens: arquivo PMTB.

Alternativa para a geração de renda e até de emprego para quem vive no campo, a piscicultura ganhou importante incentivo da Prefeitura de Três Barras nestes últimos anos.

Com a atividade em expansão em todo o país, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fechou, já em 2017, parceria com a Epagri para também desenvolvê-la junto aos pequenos e médios produtores rurais do município.

Criadores de peixes antes modestamente organizados, bem como potenciais investidores no ramo, passaram então a participar de constantes encontros, reuniões e visitas técnicas promovidas pela equipe do órgão estadual. “Nossa ideia era a de motivá-los e orientá-los, como também lhes oferecer suporte para que pudessem aprimorar a atividade em suas propriedades”, frisou o secretário Élson Haschel.

Segundo a pasta de Agricultura, o município tem hoje 40 produtores rurais responsáveis pela criação de peixes para alto consumo, além de quatro pesque pagues, dois deles abertos com a intenção de comercialização.

Para poder fortalecer a piscicultura no município, a Prefeitura também intermediou o processo de compra a preços acessíveis e de entrega de alevinos aos produtores.

Foram 96 pedidos atendidos através de campanhas realizadas entre os anos de 2017 e 2019, e mais de 63,5 mil unidades de alevinos entregues de diversas espécies. “Vale ressaltar que, a cada entrega, a equipe técnica da Epagri repassou informações sobre como fazer o transporte e soltura, controle de predadores e pré-engorda dos alevinos”, explicou Haschel.

Outra ação ofertada pelo município, a fim de ampliar a atividade, foi a de construção e adequação de tanques, viveiros e lagos para a criação de peixes nas propriedades rurais, por meio do programa porteira adentro.

 

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 26/06/2020

Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal