Piscicultura em Três Barras teve importante incentivo da Prefeitura nestes últimos anos

Alternativa para a geração de renda e até de emprego para quem vive no campo, a piscicultura ganhou importante incentivo da Prefeitura de Três Barras nestes últimos anos.

Com a atividade em expansão em todo o país, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fechou, já em 2017, parceria com a Epagri para também desenvolvê-la junto aos pequenos e médios produtores rurais do município.

Criadores de peixes antes modestamente organizados, bem como potenciais investidores no ramo, passaram então a participar de constantes encontros, reuniões e visitas técnicas promovidas pela equipe do órgão estadual. “Nossa ideia era a de motivá-los e orientá-los, como também lhes oferecer suporte para que pudessem aprimorar a atividade em suas propriedades”, frisou o secretário Élson Haschel.

Segundo a pasta de Agricultura, o município tem hoje 40 produtores rurais responsáveis pela criação de peixes para alto consumo, além de quatro pesque pagues, dois deles abertos com a intenção de comercialização.

Para poder fortalecer a piscicultura no município, a Prefeitura também intermediou o processo de compra a preços acessíveis e de entrega de alevinos aos produtores.

Foram 96 pedidos atendidos através de campanhas realizadas entre os anos de 2017 e 2019, e mais de 63,5 mil unidades de alevinos entregues de diversas espécies. “Vale ressaltar que, a cada entrega, a equipe técnica da Epagri repassou informações sobre como fazer o transporte e soltura, controle de predadores e pré-engorda dos alevinos”, explicou Haschel.

Outra ação ofertada pelo município, a fim de ampliar a atividade, foi a de construção e adequação de tanques, viveiros e lagos para a criação de peixes nas propriedades rurais, por meio do programa porteira adentro.