Prefeitura de Três Barras, Defesa Civil e secretarias municipais promovem limpeza no Rio Barra Grande

Quem passou nesta quinta-feira (20) pela rodovia SC 120 e Rua Amandus Mühlmann, no bairro João Paulo II, em Três Barras, percebeu mudanças em parte do Rio Barra Grande.

Iniciativa da Prefeitura e da Defesa Civil do Município garantiu o desassoreamento e limpeza numa extensão aproximada de 900 metros do rio. Maquinário e pessoal das secretarias de Viação e Obras, Limpeza e Urbanismo, e de Agricultura e Meio Ambiente auxiliaram os trabalhos.

Do leito do rio e das encostas foram retirados grande quantidade de vegetação que estava obstruindo a vazão da água. “O estado era crítico, tanto que em período de chuvas intensas era comum o rio transbordar e ocasionar alagamentos em alguns pontos do bairro”, explicou a coordenadora municipal da Defesa Civil, Andressa Rodrigues.

A partir desta ação a Defesa Civil acredita que eliminou, qualquer causa potencial, que possa contribuir para enxurradas de maior proporção naquela região da cidade.

O trabalho foi realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro. Todo o material recolhido foi encaminhado para local de descarte.

O órgão aguarda, agora, liberação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para poder dar continuidade a limpeza e desobstrução do rio, mas desta vez no bairro Zilda Pacheco/ Argentina, comunidade bastante castigada em período de chuvas constantes.

Está foi a segunda vez que a atual administração municipal promove o desassoreamento do Rio Barra Grande. Na metade do ano de 2018, parceria entre a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros garantiu a retirada de mais de dois mil quilos de materiais descartados irregularmente.

Na época a atividade recolheu latas, garrafas pet, plástico, pneus e até eletrodomésticos em desuso.