Três Barras decreta situação de emergência para atender famílias atingidas por vendaval nesta semana

A Defesa Civil de Três Barras informou que está auxiliando as famílias atingidas pelas fortes chuvas e vendaval ocorridos no final da tarde de segunda-feira (13), em algumas áreas do interior do município.

Para dar agilidade às ações de assistência aos afetados, o Governo de Três Barras declarou situação de emergência já no dia seguinte ao desastre.

Os maiores estragos foram registrados na localidade de São João dos Cavalheiros. Pelo menos sete residências ficaram destelhadas após o temporal, conforme relatório de avaliação de danos emitido pela coordenadoria municipal da Defesa Civil. As paredes do segundo piso e o telhado de um sobrado foram arrancados devido à força do vento.

Situada às margens da BR-280, a antiga escola José Nunes Cavalheiros, atualmente Casa do Produtor Rural, também teve o telhado parcialmente destruído.

O vendaval ainda ocasionou a queda de árvores na zona rural e de um pinheiro sobre a cobertura lateral de uma residência na Vila 2, sede do município. Não há registros de feridos e nem de famílias desalojadas.

Segundo João Pedro Simão, que responde interinamente pela Defesa Civil do Município, num primeiro momento a Prefeitura entregou lonas às famílias que tiveram as casas destelhadas.

Na sequência foram distribuídas 2.870 telhas francesas, 180 chapas de Eternit com 5 milímetros de espessura e caixas de água de 300 e 500 litros entre os afetados. A Prefeitura já fez a aquisição de 2,5 mil tijolos e que serão entregues no início da próxima semana para a reconstrução das edificações danificadas.