Visita técnica a viveiro trata de campanha de mudas frutíferas para o próximo ano

A fim de diversificar a produção e garantir renda principalmente para quem sobrevive no campo, é que o Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está trabalhando para lançar campanha de mudas frutíferas do município.

A iniciativa, que conta com o apoio técnico de profissionais da Epagri, deve ser colocada em prática no primeiro semestre de 2019. “No início de março informaremos quais variedades serão oferecidas e também os valores”, explica o secretário João Francisco Canani Júnior.

Na sexta-feira (23), ele realizou visita técnica ao Viveiro Freisleben, em Caçador, responsável pela produção de mais de 140 variedades de mudas, todas certificadas, registradas e fiscalizadas. “Fechamos a parceria”, acrescenta o secretário, ao lembrar que outros municípios da região também fazem aquisições junto à empresa.

Servidores da pasta, Elson Roberto Harschel e João Vitor Jenzura, além do extensionista rural do escritório da Epagri em Três Barras, engenheiro agrônomo Alexandre Agarie, também acompanharam a visita ao viveiro.

De acordo com o secretário, as mudas serão repassadas a preços acessíveis, tendo em vista que a campanha não visa lucro, mas sim a criação e ampliação de pomares já existentes. “Apesar de buscarmos alternativas para os agricultores diversificarem sua produção, nada impedirá que quem mora na cidade também participe”, observa.

Durante a agenda, em Caçador, a comitiva também esteve conhecendo o centro de pesquisa da Epagri, na área de piscicultura, onde foi recebida pelo pesquisador Álvaro Graef.

Conforme Canani Júnior, a visita rendeu nova parceria para o próximo ano, na qual ficou acertada uma série de palestras para os piscicultores tresbarrenses, todas ministradas por profissionais ligados ao centro de pesquisa.