Notícias do Município de Três Barras

Voluntários da Defesa Civil encerram atividades do ano com capacitação na regional do Cigerd

Voluntários da Defesa Civil encerram atividades do ano com capacitação na regional do Cigerd

Capacitação reuniu participantes do grupo de voluntários de Três Barras.

O Grupo de Voluntários da Defesa Civil de Três Barras encerrou as atividades, desse ano, participando de capacitação no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Canoinhas.

Acompanhado de sua equipe, o coordenador regional da Defesa Civil, Édson Antocheski, foi quem comandou os trabalhos na noite de segunda-feira (17), trazendo dados estatísticos dos desastres em Santa Catarina e falando sobre o papel do Estado frente às situações de emergência e de calamidade pública. “A participação da comunidade, através dos grupos de voluntários, tornam as cidades mais resilientes”, reforçou.

Composto por 15 tresbarrenses, o grupo de voluntários participou de frequentes treinamentos organizados pela Defesa Civil durante o ano, desde a atuação em socorros emergenciais a atendimentos vítimas de enchentes, por exemplo. “Hoje todos estão aptos a auxiliar, os órgãos competentes, no enfrentamento a outros desastres também, como secas, fortes chuvas e grandes acidentes”, frisou Adrielle da Costa, coordenadora municipal da Defesa Civil.

Balanço

A coordenadora municipal faz um balanço positivo deste ano, no que se refere à proteção e ações implementadas pela Defesa Civil nas esferas de prevenção, preparação e respostas. “E o encontro foi importante por, exatamente, podermos fazer uma retrospectiva dos episódios que marcaram 2018”, explicou.

No que tange a prevenção, e pensando no enfrentamento de crises, ela informa que o órgão realizou a atualização dos recursos humanos e materiais disponibilizados pelo município. A equipe ainda promoveu ações educativas nas escolas municipais, com o apoio e participação do Corpo de Bombeiros.

Na preparação e repostas durante a paralisação dos caminhoneiros, no final do mês de maio e início de junho, a Defesa Civil Municipal auxiliou na garantia das demandas essenciais ao município.

Diante das intempéries climáticas, como alagamentos e inundações, o órgão acionou o Plano de Contingência Municipal. “Experiência essa, que nos mostrou a importância do trabalho em equipe, no qual a Defesa Civil atuou articulada aos órgãos da administração pública”, enalteceu a coordenadora.

 

Publicado por: Assessoria de comunicação em 21/12/2018

Veja algumas fotos desta notícia


Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal