Os baixos volumes pluviométricos registrados, nos últimos dois meses, têm trazido transtornos aos moradores do interior de Três Barras, abastecidos na sua maioria por poços caseiros e semi-artesianos.
Por iniciativa do Governo do Município, através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, um caminhão pipa tem levado água potável às famílias afetadas pela estiagem desde o dia 30 de janeiro.
A entrega é realizada quase que diariamente e começou pela localidade de São João dos Cavalheiros, com a supervisão do servidor da pasta, Élson Roberto Haschel. Residências da Campininha foram atendidas na tarde de quarta-feira (06).
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, que passou a acompanhar os trabalhos nesta semana, informa que 50 famílias já foram abastecidas, até o momento, com aproximadamente 59 mil litros de água.
De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, a falta de água tem comprometido atividades diárias das pessoas, como a de lavar roupas, fazer comida e até tomar banho. “O abastecimento nessas localidades é uma medida emergencial para tentar suprir a demanda essencial dos moradores”, frisou.
Para a coordenadora, o interior do município passa por uma “crise hídrica grave”. Juntamente com o agente da Defesa Civil Adilson Martins, o Dega, Adrielle está visitando as demais localidades, a fim de promover vistorias e levantar a demanda de outras famílias. Há possibilidade de o município decretar situação de emergência a qualquer momento.