Ferramenta que visa auxiliar agricultores familiares de Três Barras a planejar e melhorar a gestão de seus negócios no campo, o programa Negócio Certo Rural teve seu início na quinta-feira (13) com o primeiro dos cinco encontros presenciais, com oito horas de duração cada.
O curso é uma realização do Governo do Município, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae/SC, no âmbito do programa Cidade Empreendedora.
Cada participante recebeu um kit contendo mochila, pasta, lápis, calculadora, borracha, apontador, camiseta e boné, todos personalizados com a logomarca do projeto. A Sala do Empreendedor sediará todos os encontros ministrados pela consultora credenciada Marlinde Hoepers.
Além das 40 horas de curso, que é composto por conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, a programação ainda prevê seis horas de consultorias individuais, sendo duas horas em sala de aula e outras quatro horas nas próprias propriedades rurais.
Segundo informou o agente de desenvolvimento Rafael Voigt, as capacitações buscam estimular produtores rurais, jovens e trabalhadores do meio rural a inovar suas propriedades por meio de produtos já existentes ou, até mesmo, a criar novas formas de negócio no campo.
Entre as tarefas práticas do curso, estão o diagnóstico nas propriedades, a identificação de ideias de negócios, descrição dos negócios, verificação da viabilidade de negócios e a organização e administração dos negócios, além da relação dele com o mercado.