XIV Conferência Municipal de Assistência Social define propostas e delegados de Três Barras à etapa estadual

XIV Conferência Municipal de Assistência Social define propostas e delegados de Três Barras à etapa estadual

Visando promover o debate sobre políticas públicas de inclusão e o fortalecimento da rede de atendimento é que o município de Três Barras realizou na quinta-feira, 13, a XIV Conferência Municipal de Assistência Social.

Sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, representantes do poder público, de entidades e organizações da assistência social, além de usuários levantaram as necessidades da população local e, que agora, serão encaminhadas às esferas estadual e federal de governos.

A atividade, que aconteceu na Reco Eventos, no centro da cidade, foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Discussões relativas ao aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pautaram os trabalhos realizados em grupo, tendo como base os cinco eixos temáticos da conferência. As propostas elaboradas e os delegados escolhidos irão representar o município durante a conferência estadual, no mês de outubro em Florianópolis.

Em sua fala, a prefeita interina, Ana Claudia da Silveira Quege, disse que a conferência “é um momento especial por trazer a população para discutir, com as esferas de governo, a implantação de políticas públicas para assistência social”.

Na oportunidade, a prefeita informou que o município irá implantar, ainda neste ano, sua própria unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O equipamento é especializado pela oferta de atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a pessoas e famílias que estão em situação de ameaça e riscos.

“Apesar de o município registrar um grande número de casos de violência e de violação de direitos, os governos estadual e federal não nos deram, até agora, um aceno positivo para a instalação de um CREAS na cidade. Por esse motivo, é que iremos criar a nossa unidade e mantê-la com recursos próprios do município”, afirmou.

Assessora de políticas públicas de Assistência Social da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Maria Luiza Milani foi a responsável por ministrar palestra aos participantes durante a manhã.

 

Delegados que irão representar o Município:

 

Representantes dos usuários do SUAS

– José Silvino Ostroski Jr (titular)

– Carla Roberta Ludka Motta (suplente)

 

Representantes dos Trabalhadores do SUAS

– Jeferson Ostroski Martins (titular)

– Amanda Guimarães dos Santos (suplente)

 

Rolar para cima