Sistema que produz energia solar entra em funcionamento na escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic)

Sistema que produz energia solar entra em funcionamento na escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic)

Entrou em operação na quarta-feira (21), na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), o sistema que produz energia elétrica a partir da radiação solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Painéis com células fotovoltaicas – feitas de material semicondutor – fixados na cobertura da escola fazem o processo de conversão da energia solar. A potência instalada é de 26 KW. Conectado à rede de energia elétrica, o sistema vai suprir o consumo numa área de 225,76 metros quadrados.

Foram aplicados R$ 181,7 mil na implantação do sistema. O Governo de Três Barras justifica o investimento por acreditar que, ao gerar sua própria energia, a redução na conta de luz deve variar entre 50% a 70%, caso seja mantido o consumo médio atual. No ano passado, o gasto médio da escola com luz foi de aproximadamente R$ 4,5 mil mensais.

Miguelina Karvat, diretora da escola situada no distrito de São Cristóvão, elogia a iniciativa da administração municipal em incentivar a produção de energia limpa e sustentável. “Acredito que somos pioneiros na região”, comenta, ao lembrar que produzindo sua própria energia, a escola está reduzindo custos aos cofres públicos.

Rolar para cima