177 estudantes recebem certificados por conclusão de curso de Bombeiro Mirim em Três Barras

O Município de Três Barras formou suas primeiras turmas de Bombeiro Mirim. A entrega de certificados aconteceu na noite de terça-feira (03), durante solenidade no Rancho Brasil.

A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com o Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, capacitou 177 estudantes durante 11 horas/aula e que englobou conteúdo teórico, tendo como base a “Cartilha do Estudante” para as lições, bem como atividades práticas.

Participaram oito turmas de alunos entre 10 e 13 anos de idade, das duas maiores escolas da rede municipal de ensino: Guita Federmann e João Pacheco de Miranda Lima (Caic).

O projeto tem o objetivo de promover a orientação vocacional, desenvolver a personalidade e a valorização da cidadania e da autoestima de cada criança participante. O respeito a todos os seres vivos, à natureza e à prática da solidariedade também foram ações defendidas e trabalhadas pelos instrutores no decorrer do curso.

Bombeiros comunitários e instrutores do projeto, Elisa Lima, José Saulo dos Santos e Paulo Pavarin receberam moção honrosa pelo trabalho desenvolvido e sucesso do projeto.

Comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, major Atila Medeiros Sarte, destacou a importância dos instrutores no desenvolvimento das atividades. “Dentre os pilares de sustentação do curso está o instrutor, que é o meio para se chegar ao resultado angariado. Sem os quais o objetivo final não seria alcançado”, garantiu.

Acompanhados pelos instrutores, os formandos prestaram juramento e, em seguida, cantaram a “Canção do Bombeiro Mirim”.

Autoridades locais entregaram, de maneira representativa, os certificados de conclusão do curso a quatro alunos das duas unidades escolares. Os demais receberam no final da solenidade.

Representando o prefeito Luiz Shimoguiri, o secretário de Educação Antônio Tsunoda enalteceu o importante trabalho prestado pela instituição Corpo de Bombeiros. “Vocês estão de parabéns por esta formatura. Quem sabe, um dia, muitos de vocês (alunos) possam se tornar heróis, tendo o exemplo estes grandes profissionais que são os bombeiros”, frisou.

Assistidos por familiares e convidados, os formandos participaram ainda da cerimônia de batismo que encerrou a formatura. Ao invés do tradicional banho de mangueira, os estudantes presenciaram ato de descarga de extintores CO2 como forma de comemorar a conquista.

Todas as imagens do evento estão disponíveis no facebook da Prefeitura, através do link: