Ação alerta população a identificar a hanseníase precocemente

Pacientes receberam panfleto das profissionais do ESF 003
Uma ou mais manchas brancas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, com a perda de sensibilidade, além da dormência e fraqueza nas mãos e pés, são sinais da hanseníase.
Como o objetivo de alertar a população a identificar precocemente a doença é que o serviço público de saúde deTrês Barras realiza campanha de promoção e prevenção nesta quarta-feira (31), Dia Mundial de Combate à Hanseníase.
Iniciativa da prefeitura, com o respaldo da secretaria de Saúde e da vigilância epidemiológica municipal, a atividade mobiliza profissionais da área em todas as unidades básicas de saúde da cidade e do interior. “Está é a primeira das muitas ações que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolverão neste ano, após o retorno às atividades”, comenta Raquel Cunher Vieira, secretária de Saúde.
A ação consiste no repasse de orientações aos pacientes que aguardam por atendimentos nos postos de saúde, rápidas palestras e na entrega de panfletos. O material gráfico informa o que é a doença, as formas de transmissão, a importância do diagnóstico e como se trata a hanseníase.
Em Três Barras foram detectados sete casos da doença em 2017. Por este motivo a enfermeira Kátia Reis, da vigilância epidemiológica municipal, destaca a importância da ação até como forma das pessoas procurarem pelos serviços de saúde tão logo apresentem sinais e sintomas da hanseníase. “O diagnóstico precoce é fundamental, sendo que a avaliação é feita nos próprios postos de saúde”, informa.
Detectada a doença, o paciente é imediatamente encaminhado para tratamento e acompanhamento dos profissionais da vigilância epidemiológica municipal, que funciona junto à Vigilância e Saúde, situada à Avenida Vereador José Nunes Cavalheiro n°773, no bairro Argentina. “É a nossa referência neste tipo de atendimento, pois o paciente passa a ser assistido por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e assistente social”, explica a enfermeira.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais