Aedes aegypti: Três Barras realiza vistorias domiciliares em busca de novos focos no bairro Vila Nova

Um novo foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, foi encontrado em Três Barras, desta vez no bairro Vila Nova. A informação é da secretaria municipal de Saúde.

Por esse motivo, equipes das vigilâncias ambiental e sanitária, com o apoio de agentes comunitários de saúde, estarão realizando nesta sexta-feira, 27, uma força tarefa pelo bairro a fim de coletar larvas em recipientes com água parada que, posteriormente, serão encaminhadas para análise.

“A orientação dos órgãos de saúde é para que se realize a visitação em todos os imóveis em um raio de 300 metros, a partir do foco encontrado. Porém, nós vamos além, fazendo a vistoria em praticamente todas as casas do bairro”, explicou a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

A ação também visa orientar a população sobre as medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti. Uma delas é a de eliminar a água parada em recipientes que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos, pneus sem uso, piscinas sem manutenção, e até tampas, garrafas e outros tipos de lixo descartados irregularmente.

As visitas domiciliares serão feitas por profissionais que poderão ser identificados por estarem usando crachá e portando material explicativo da campanha.

“É importante que a comunidade fique atenta e só receba, em suas casas, as pessoas devidamente identificadas como servidoras públicas municipais”, explicou a secretária.

 

Cuidados importantes para a prevenção:

 

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

 

 

Rolar para cima