Alunos do CMEI Merhy Bechara Seleme recebem kits de Lego para participarem de torneio nacional de robótica

A chegada de 35 kits de peças Lego Education trouxe mais alegria e motivação aos alunos do Pré II matutino do centro municipal de Educação Infantil (CMEI) Merhy Bechara Seleme.

A criançada se divertiu já no primeiro contato com os novos conjuntos, na manhã desta sexta-feira, 10. Agora os materiais serão usados de forma dinâmica, interativa e interdisciplinar nas áreas de ciências, tecnologias, engenharia e matemática. Estão programadas 10 atividades em sala de aula até a exposição dos trabalhos prevista para o mês de maio.

“Trata-se de um desafio divertido, onde os alunos irão construir, no decorrer dos encontros, modelos utilizando peças Lego Duplo. A iniciativa, que faz parte do torneio nacional de robótica First Lego League Discover, visa despertar hábitos de aprendizagem, confiança e de habilidade de trabalho em equipe nos participantes”, explicou a diretora do CMEI, Doriane Fiolek.

O Merhy Bechara Seleme é uma das 38 unidades escolares brasileiras, quatro do estado de Santa Catarina e única do Planalto Norte contempladas pelo projeto.

“É importante comemorar essa conquista, mas também destacar a excelência do embasamento teórico realizado pela equipe pedagógica da secretária de Educação durante a inscrição, que oportunizou a escolha do nosso CMEI em um edital de ampla concorrência nacional”, enalteceu Edith de Souza, secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Presente no ato de entrega dos kits, a vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege lembra que além das atividades desenvolvidas em sala de aula, por professora capacitada, as crianças também terão o apoio familiar para aprimorar o aprendizado.

“Os conjuntos menores serão disponibilizados para que os alunos levem para casa e possam, juntamente com os pais, irmãos maiores, avós ou pessoas próximas, montar os modelos seguindo o cronograma viabilizado pelo projeto”, explicou.

Inicialmente, uma turma com 20 alunos, previamente inscrita, participará do projeto. As crianças serão dividas em grupo de quatro e as atividades ocorrerão no contraturno das aulas regulares.

O desafio da First Lego League Discover, que neste ano é intitulado de Cargo Conect, terá como tema central a Logística, no qual os alunos aprenderão o funcionamento de separação das peças, transporte e de entrega dos modelos construídos. A intenção da secretaria de Educação e da direção do CMEI é oportunizar que novas turmas façam parte do projeto no decorrer do ano letivo.