Alunos do PUMA e PROA participam de ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente

Multiplicadores da consciência ecológica no Município de Três Barras, alunos do Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) e do Programa Protetor Ambiental (PROA) participaram ativamente, nesta semana, de ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente comemorado em 05 de junho.

Por meio da iniciativa do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através da 3ª Companhia de Canoinhas que coordena os programas, foram realizadas caminhada ecológica no interior e a entrega de mudas de árvores frutíferas à comunidade.

O recolhimento de lixo descartado irregularmente no entorno das escolas municipais e o plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades da Gruta Santa Emídia, na localidade de Colônia Tigre, também fizeram parte da programação.

Para a sargento Rosilene Munhoz, que ministra as aulas pelo PUMA, as atividades tiveram o objetivo de promover uma reflexão sobre as atitudes relacionadas à preservação ambiental. “Foi uma forma de fazer os alunos e a comunidade a repensarem suas atitudes em relação ao meio ambiente e também sobre a importância de jogar lixo no lixo, não na natureza”, frisou.

Coordenadora dos projetos no Município, a professora Maria Cristina dos Santos Hoinaski, juntamente com o professor Otávio Hoinaski, deram suporte à promoção das ações durante a semana comemorativa.

Programas

Mesclando a teoria trabalhada em sala de aula com as atividades realizadas na prática, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma) visa formar nesta segunda edição mais de 180 alunos dos 4° anos do ensino fundamental.

Iniciado no mês de abril, as aulas tem uma hora de duração e acontecem em um dia da semana nas próprias escolas da rede pública municipal.

Temas relacionados à água, flora, fauna, poluição, atuação da polícia militar ambiental, pesca, entre outros, são alguns dos assuntos em pauta nas aulas ministradas pelo major Christopher Rudolf Froehner e pela sargento Rosilene Munhoz.

Já o Programa Protetor Ambiental (PROA) é desenvolvido com estudantes de 12 a 14 anos desde o início do mês de março com encontros semanais todas as quintas-feiras.

Nas aulas temáticas, que devem prosseguir até o mês de novembro, os participantes recebem capacitação para atuarem como defensores ambientais.

Os programas contam com o apoio do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.