Alunos participam de ação do projeto “Flúor na Escola, Criança Feliz” no São Cristóvão

Depois de iniciar pela localidade da Campininha e passar por São João dos Cavalheiros nos meses anteriores, o projeto “Flúor na Escola, Criança Feliz” chegou ao distrito de São Cristóvão, precisamente à Extensão II da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima.

Iniciativa do Governo de Três Barras, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, o projeto tem o objetivo de trabalhar maneiras de prevenção e a importância da saúde bucal, além de reduzir a incidência de cárie dental junto aos estudantes de 6 a 11 anos.

A escola aderiu à ação com aproximadamente 200 alunos que, no início da tarde de quinta-feira (03), assistiram a um vídeo educativo e participaram de palestra com a dentista Renata Opalinski Braga, no anfiteatro Vereador Milton Miguel.

Na sequência, já na escola, a dentista Renata e a auxiliar Karin Graziela da Silva repassaram instruções sobre higiene oral e sobre a correta escovação, bem como, orientações relacionadas à aplicação tópica de flúor.

Assim que receberam os kits contendo escova e creme dental, os estudantes colocaram em prática aquilo que aprenderam com as profissionais. Cerca de 100 crianças participaram da prática.

O bochecho com flúor será realizado semanalmente e mobilizará toda a comunidade escolar, já que professores farão o acompanhamento das atividades junto aos pequenos.

Uma das ações ainda previstas pelo projeto é avaliação odontológica periódica das crianças. Quando necessário, os alunos serão encaminhados para atendimento especializado.

Além de elevar a qualidade de vida, para a secretaria de Saúde, Raquel Cunher Vieira, o projeto visa conscientizar as crianças e torná-las multiplicadoras da importância de se manter hábitos saudáveis de higiene bucal. “É uma ação que ultrapassa os muros escolares, chegando até aos familiares dos alunos e à comunidade como um todo”, ressalta.