Atendimentos de saúde e palestras educativas marcam passagem do “ônibus lilás” por Três Barras

O ônibus itinerante do Programa “Mulher, viver sem violência” começou a percorrer três municípios da região nesta semana. A localidade de São João dos Cavalheiros, interior de Três Barras, foi o primeiro local a receber o veículo na segunda-feira, 29.

Equipado para prestar orientações relativas aos direitos da mulher e ferramenta de divulgação dos serviços públicos de proteção social, o “ônibus lilás” ficou durante todo o dia estacionado em frente à Escola Básica Municipal Francisco Rocha.

Alunos, professores e a direção da escola, além de pessoas da comunidade, participaram de palestras educativas ministradas por psicóloga e focadas na defesa e direitos das mulheres.

Enfermeira e técnica de enfermagem realizaram testes rápidos de sífilis e hepatites A e B. Fisioterapeuta repassou informações sobre reabilitação física e saúde da mulher.

Fora as ações desenvolvidas pelas integrantes da equipe 007 do programa Saúde da Família, atividades paralelas foram colocadas em prática por profissionais da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Epagri, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Três Barras e da Agência do Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas.

Ao acompanhar os trabalhos, a secretária de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Cleide Alberti Gonçalves, classificou a iniciativa como sendo uma importante ferramenta de promoção social e de luta contra a violência doméstica. “Visa instruir as mulheres a quebrar esse ciclo, a conhecer seus direitos e a se defender das agressões amparadas na Lei vigente”, explicou.

O itinerário do ônibus segue hoje (30 de maio) e amanhã (31 de maio) no interior de Canoinhas e nos dias 1º e 03 de junho em localidades de Porto União.