Ato voluntário garante reparos na Chaleirinha, uma das relíquias do Museu

Quem visita o Museu Municipal de Três Barras se encanta com a riqueza de seu acervo fixo, hoje com 350 peças.

Seus objetos, fotos e documentos remetem à história do Município, da Railway Southern Brazil Lumber and Colonization Company, Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul e Guerra do Contestado, além da mítica envolvida na tradição do povo da região.

Uma das relíquias do Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras é a Chaleirinha, locomotiva a vapor do ano de 1913, que era usada pela Lumber no transporte de madeira beneficiada, da serraria aos pontos de empilhamento.

Recentemente a máquina recebeu adequações em sua escada, facilitando assim o acesso dos visitantes à cabine, que também teve o chão reformado.

Morador do bairro Zilda Pacheco/Argentina, Izídio Moretti foi o responsável por realizar os serviços. “Por ser conhecedor da história do Município, aceitei a tarefa com muito amor e dedicação”, afirmou.

Solicitante dos reparos, secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, enalteceu o ato voluntário do tresbarrense. “Só temos que agradecer e exaltar a atitude do seu Izídio, dizendo que ações como esta servem de exemplo para que outras pessoas também possam colaborar, de alguma forma, com a sua cidade e sua gente”, frisou.

Também atento aos fatos que marcaram a história de Três Barras, Euclides França, popularmente chamado de Sprito, acompanhou os serviços e disse estar satisfeito com o que viu. “Sem dúvida alguma, o seu Izídio fez um excelente trabalho. Dá até orgulho ver a Chaleirinha assim”, salientou.

Visitas

Segundo o coordenador do Museu, Carlos Eduardo Fiolek, só neste ano foram registradas 1781 visitas. Já há o agendamento de outras 294 pessoas para os próximos meses. “É gratificante receber os visitantes. Muitos veem de cidades da região e até de outros Estados”, explicou.

O Museu está localizado na Rua Lumber s/n°, na antiga Estação Ferroviária do Município. Está aberto de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o local atende somente por agendamento, através do telefone: (47) 3623-1137.