Biblioteca do Caic recebe 1,5 mil livros arrecadados durante noite cultural da Fiesc

O acervo da biblioteca da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), em Três Barras, ganhou o importante reforço de 1,5 mil livros. As obras foram arrecadadas em troca de ingressos para a apresentação do Especial Acústico II, promovido pela Fiesc Indústria & Cultura.

Realizada em julho desse ano, no anfiteatro Vereador Milton Miguel no distrito de São Cristóvão, a noite cultural contagiou o público com os grandes sucessos de Rita Lee, Titãs, Sandy & Júnior, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Papas na Língua, Paralamas do Sucesso e de outros artistas nacionais.

O evento teve a parceria do Sesi, Senai e da prefeitura de Três Barras, por intermédio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte. A entrega oficial dos exemplares à escola aconteceu na manhã desta sexta-feira (08).

Na abertura da solenidade, secretário de Educação Antônio Tsunoda disse que a maioridade educacional está relacionada à leitura e à busca de conhecimento para o futuro. “O livro abre a nossa mente, nos faz sonhar um pouco mais. É isso que nos traz inspiração, inovação e motivação para o crescimento”, falou aos estudantes.

Ao citar a evolução educacional que passa o município, o secretário destacou a importância das parcerias firmadas pelo poder público municipal. “Agradecemos a contribuição da Fiesc, Sesi, Senai, Sest Senat por estarem nos auxiliando nessa renovação”, ressaltou.

Na opinião de Miguelina Karvat, diretora da escola, a chegada dos livros vai ser fundamental no processo de aprendizagem dos 500 estudantes do ensino fundamental. “O dia de hoje é um marco na história do Caic”, celebrou.

O presidente da Academia Caçadorense de Letras, Silmar Bohrer, falou sobre o projeto Geladeira Literária que atende 20 escolas no Estado. Além dos livros na biblioteca, o Caic, agora, também terá exemplares disponíveis na unidade que recebeu da academia.

Coordenador da unidade do Senai na região, Sandro Graciano afirmou que a oferta de novas obras literárias acrescentará conhecimento na formação dos estudantes.

Já o coordenador do Sesi região, Douglas Nogueira, enalteceu a iniciativa da Fiesc ao fazer um breve relato da parceria que a sua unidade mantém com a escola, oferecendo cinco cursos de iniciação para alunos do 7° ao 9° anos. “Conhecendo essas crianças, posso afirmar que os livros não poderiam ter ido para um lugar melhor”, observou.

A solenidade ainda contou com momento cultural, tendo Adriana e Ariane, mãe e filha ex-alunas da escola cantando a música Noite Feliz, em alusão à proximidade das festividades natalinas.

O ato foi também acompanhado pela interlocutora do Movimento Santa Catarina Pela Educação, Scheila Melo, por Cleiton Patrick, jovem embaixador da Educação no Estado, além da vereadora Mara Carla Shimoguiri, que representou a Câmara Municipal.

Profissionais do Sest Senat e Sesi também marcaram presença e, na sequência, se reuniram com os alunos para falar sobre “A importância da Literatura” e “Higiene e Saúde Bucal”. Os estudantes ainda participaram de aula de ginástica laboral no intervalo das duas palestras.