Caminhadas marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Mobilizações em três pontos do município de Três Barras marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última sexta-feira (18).

Sob o tema “Não se cale, denuncie”, as ações organizadas pelo Governo do Município, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e pela Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente, buscaram alertar a sociedade sobre a importância da defesa e proteção do público infanto-juvenil.

A programação iniciou pela manhã na sede do município com caminhada pela Avenida Rigesa, partindo do Posto São Gabriel e terminando no Museu Municipal.

Vestidos de preto e segurando faixas e balões negros, os participantes entregaram panfletos informativos a pedestres, no comércio e nas casas. As secretarias de Educação e Saúde se fizeram presentes na ação, assim como alunos, professores e a direção da escola municipal Guita Federmann e das escolas estaduais General Osório e Colombo Machado Salles.

Representantes dos centros municipais de educação infantil (CMEIs) Zilda Pacheco, Merhy Bechara Seleme e Cléa Trella Casa, além de profissionais do Sest Senat também participaram ativamente da programação. Alguns comerciantes da região central também aderiram ao movimento, colocando laços pretos nas vitrines de suas lojas e permitindo que suas vendedoras viessem, neste dia, trabalhar vestidas com roupa preta.

Interior mobilizado

A localidade da Campininha, interior do município, também aderiu ao movimento nacional. Através de uma iniciativa da direção e professores da escola municipal João Pedro de Oliveira, alunos do 3°, 4° e 5° anos participaram de caminhada pelas estradas e ruas da comunidade, visando conscientizar os moradores locais a denunciarem os casos de abuso ou exploração sexual que tenham conhecimento.

Fora o material oficial da mobilização, cartazes confeccionados pelos próprios estudantes buscaram chamar a atenção da comunidade. A passeata também aconteceu na manhã da última sexta-feira (18), com concentração e saída em frente à própria escola.

São Cristóvão

Em suas próprias casas ou, nas ruas, os moradores do distrito de São Cristóvão acompanharam e apoiaram a terceira e última ação alusiva à data, na tarde da última sexta-feira (18).

Presentes no ato, alunos da escola municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic) e da escola estadual Frei Menandro Kamps fizeram a entrega do panfleto oficial e, também, do material produzido por eles próprios nas unidades escolares.

O evento reuniu também professores e profissionais que atuam nas três unidades de saúde do distrito, além de profissionais e pacientes do CAPS.

A Polícia Militar prestou apoio às mobilizações fazendo a segurança do trânsito durante o roteiro das caminhadas na sede do município e no distrito de São Cristóvão. O Corpo de Bombeiros também deu respaldo às ações.