Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa na segunda, 08

Inicia na próxima segunda-feira, 08, e segue até o dia 09 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 05 anos.

Simultaneamente será realizada a Multivacinação para atualização da caderneta para os menores de 15 anos.

A aplicação das doses acontecerá em todas as unidades básicas de saúde de Três Barras. As salas de vacina ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h10 às 17h. O dia D de Mobilização Nacional está previsto para 20 de agosto, um sábado.

A nova campanha busca imunizar, ao menos, 95% das crianças de 01 a 04 anos de idade. O esquema de proteção contra a poliomielite prevê a aplicação de três doses da vacina: aos 02, 04 e 06 de meses. Depois, a criança deve receber reforço com 15 meses e com 4 anos, com doses ministradas via oral.

“Os menores de 01 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina contra a pólio, desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra a doença”, explicou a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica de Três Barras.

Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes (menores de 15 anos), conforme calendário estabelecido no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Sendo assim, serão disponibilizadas doses que protegem conta diversas doenças, como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe, covid-19, entre outras.

“A Poliomielite e outras doenças devem ser prevenidas. E a vacinação é a única arma que temos para manter o Brasil livre da transmissão. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis levem crianças e adolescentes até as UBS para a conferência da caderneta vacinal. Só assim será possível identificar se há ou não imunizantes em atraso”, observou a enfermeira.

 

SÍNTESE:

 

QUANDO?

De 08 de Agosto a 09 de Setembro

 

QUEM DEVE SE VACINAR?

POLIOMIELITE: Crianças menores de 05 anos

MULTIVACINAÇÃO: Crianças e adolescentes menores de 15 anos

 

ONDE?

Locais: Salas de vacina das unidades básicas de saúde

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 08h às 12h/ 13h10 às 17h

 

 

 

 

 

Rolar para cima