Caps Viva Bem celebra 10 anos oferecendo novas oficinas terapêuticas aos pacientes

Espaço dedicado ao tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e/ ou severos, alcoolismo e dependência química, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Viva Bem chega a uma década de instalação em Três Barras.

Dos 480 pacientes cadastrados, 70 participam ativamente dos grupos de terapia intensivos e semi-intensivos que visam à reinserção social, o cuidado da saúde mental e a troca de experiência entre a equipe multiprofissional e os próprios pacientes. “São ações que buscam o processo de reconstrução dos laços sociais, familiares e comunitário de cada uma das pessoas assistidas”, explica a enfermeira Maria Emília Jubanski, responsável pelo local.

E para comemorar o aniversário de 10 anos, o Caps passa oferecer novas oficinas terapêuticas aos seus pacientes. Uma das novidades é o grupo terapêutico de marcenaria que atende prioritariamente o público masculino com uma série de atividades.

Parte das peças confeccionadas pelos pacientes, como sofás de madeira, mesas de centro e porta livros e revistas já embelezam o prédio, integrando o mobiliário do “cantinho da leitura”, local que também serve de descanso e para colocar o papo em dia.

Cientes da importância da iniciativa, empresas da região, como a Cia Canoinhas e a Mili S.A, doaram pallets de madeira usadas como matéria-prima para a produção.

Já os equipamentos utilizados durante as atividades, como lixadeira, serra tico-tico, pistola de pintura, parafusadeira e outros, foram adquiridos pelo Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde.

O Governo do Município fez ainda a compra de ferramentas e demais utensílios que são usados nos serviços de jardinagem e, em breve, na nova oficina de horta, a qual já conta com local preparado no entorno do prédio.

A sala que abriga as novas oficinas de dança e capoterapia receberam tatame emborrachado e espelho, também cedidos pela administração municipal. O Caps ainda oferece oficinas de atividade física e de artesanato, com ênfase na pintura em tecido e bordado, desenho, costura tricô, crochê, confecção de flores de papel e bonecos de pano, utilizando na sua maioria material reciclável.

O Caps

Situado na Avenida Abrahão Mussi, o Caps funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e conta com 14 funcionários.

A equipe multiprofissional é composta por médico em saúde mental, psicóloga, assistente social, farmacêutica, enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista, professor de educação física, professoras de artes, professor de capoterapia, estagiária, recepcionista, auxiliar administrativa, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.

Algumas Oficinas

– Artesanato: estimula a imaginação, criação, autoconfiança e coordenação motora. Espaço acolhedor recebe os pacientes para roda de conversas e a realização de trabalhos manuais, proporcionando a interação entre todos os participantes.

– De Beleza: a fim de melhorar a autoestima dos pacientes e ajudá-los no combate à depressão, são realizadas limpeza de pele, além de serviços de manicure, maquiagem e penteados.

– Dança: é uma terapia na qual, sob a orientação de um profissional de artes, os pacientes tem a oportunidade de descontrair, demonstrar alegria e se expressar através de uma série de movimentos corporais.

– Papietagem: técnica onde se aplicam várias camadas de cola e jornal a fim de criar uma superfície rígida e firme, transformando-a em diversos objetos. É uma prática ecológica que, por ter o papel como ingrediente base, reaproveita algo que poderia ser descartado como lixo.

– Capoterapia: terapia alternativa de tratamento curativo na medicina alopática, como a prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, locomotoras e psicológicas. Cria hábitos saudáveis e produz equilíbrio emocional, reduz o cansaço físico crônico e aprimora o convívio familiar e de sociabilidade em grupos.