Centro de Triagem de Covid-19 será fechado no final deste mês

Aberto há dois anos, o Centro de Triagem de Covid-19 que funciona no Polo de Fisioterapia, ao lado da Fundação Hospitalar de Três Barras, será fechado no final deste mês.

A partir de 1° de abril, pacientes com suspeita de covid-19 ou que apresentarem sintomas gripais devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde de referência ou no Pronto Atendimento Municipal 24 horas.

Segundo a secretária de Saúde, Siomara Muhlmann Côrrea, a baixa procura por consultas médicas e testes, além da diminuição dos casos ativos, hospitalizações e óbitos em decorrência da doença, motivaram a desativação do serviço.

“É importante frisar que a população não ficará desassistida. Pessoas sintomáticas terão atendimento especializado nos postos de saúde da cidade e do interior. Continuaremos, também, fazendo o acompanhamento dos positivados até como forma de monitorar a evolução da doença”, garantiu.

Ainda de acordo com a secretária, a decisão de fechar o CT também levou em consideração o avanço da vacinação no município, assim como o fato de o Planalto Norte ter entrado novamente para o risco moderado de contágio.

“Felizmente vivemos um novo momento, o que nos dá segurança para relaxar algumas medidas preventivas, como por exemplo o uso de máscara facial em locais abertos ou fechados, com algumas exceções, claro. Mas isso não quer dizer que a pandemia acabou.”, alertou.

O CT entrou em atividade no dia 20 de março de 2020, com atendimento de domingo a domingo. Por determinado período funcionou 24 horas.

O espaço até foi fechado no final de outubro do ano passado. Porém, em razão da chegada da variante ômicron ao Brasil, do seu alto potencial de transmissão e da explosão de novos casos de covid-19, o governo do município optou por reabrir a estrutura em janeiro deste ano.

“Foram mais de 15 mil procedimentos ofertados à população, entre atendimentos médicos e de enfermagem, testagens, distribuição de medicamento e encaminhamentos para internamentos hospitalares. O CT cumpriu muito bem o seu papel, ajudando substancialmente na identificação precoce de casos positivos e no tratamento. Foi um trabalho muito bem executado e avaliado pela equipe médica e de gestão da pandemia”, concluiu a secretária de Saúde.

O outro CT do município, que funcionava em anexo a unidade básica de saúde Dr. Mário Mussi, no distrito do São Cristóvão, também foi recentemente desativado pela secretaria de Saúde.