Combate e prevenção à Dengue é tema de ação desenvolvida nas unidades escolares de Três Barras

Os meios de combate à propagação e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, estão pautando a série de palestras que iniciaram nesta sexta-feira, 26, e serão levadas a todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Três Barras.

A ação está sendo desenvolvida pela equipe técnica da Vigilância em Saúde e prevê mini palestras e a distribuição de materiais a serem trabalhados em sala de aula e também junto às famílias.

“Trata-se de um conteúdo acessível e de fácil entendimento, incluindo jogo educativo, que objetiva fazer uma reflexão sobre o tema. Nossa intenção é que as crianças levem esses materiais até suas casas, façam essa interação com os pais, a fim de despertar neles a conscientização de que essa luta contra o mosquito é de todos, começando por cuidados básicos”, explicou a professora Dionice Guimarães, responsável pela ação.

A primeira unidade a receber a atividade foi o CMEI Merhy Bechara Seleme, situado na região central da cidade. Além de Dionice, que falou sobre os métodos de prevenção às doenças ocasionadas pelo Aedes Aegypti, também fizeram explanações a assessora pedagógica do CMEI, Edina Josiane Augustinho Wendt, e a agente de endemias Maiara Evelin Kelcheski.

“Essa ação continuará, nos próximos dias, em todos os CMEIS e escolas do ensino fundamental. Além da distribuição de materiais, também serão realizadas atividades lúdicas interativas, respeitando a faixa etária dos educandos”, acrescentou Dionice.

Conforme a professora, a dengue pode ser evitada, mas isso depende do compromisso e cuidado com o ambiente em que as pessoas vivem. “Uma simples ação, como a de eliminar água parada, pode salvar vidas”, finalizou.