Conferência Municipal debate políticas públicas de assistência social e define propostas e delegados para etapa estadual

Sob o tema “Direito do Povo com Financiamento e Participação Social”, o Município de Três Barras debateu políticas públicas de inclusão durante a XII Conferência Municipal de Assistência Social na quarta-feira (28), no salão social do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel (Sitipelco).

Representantes do poder público, de entidades e organizações da assistência social, além de usuários da rede levantaram as necessidades da população local e, que agora, serão encaminhadas às esferas estadual e federal de governos.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com o Governo de Três Barras, através da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

Discussões relativas ao aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pautaram os trabalhos realizados em grupo, tendo como base nos três eixos temáticos da conferência. Propostas e delegados escolhidos irão representar o Município durante a conferência estadual, no mês de novembro em Florianópolis.

“O que adianta passarmos por essa vida, sem darmos as mãos àqueles que precisam?”, indagou a secretária de Assistência Social Cleide Alberti Gonçalves, durante a abertura, ao destacar a importância dos temas que seriam debatidos para a evolução dos serviços ofertados à população, especialmente a mais carente.

Prefeito Luiz Shimoguiri falou sobre o comprometimento e habilidade dos profissionais da área em trabalhar com as mais diversas situações. “É preciso cuidar, mudar o foco, para que assistência social não seja confundida com assistencialismo. E os nossos servidores fazem isso muito bem”, frisou, ao garantir que os mais necessitados sempre terão o respaldo da Prefeitura.

Já a presidente do CMAS, Patrícia Gazaniga, classificou a conferência como sendo um espaço aberto de “debates, diálogo e de criação de propostas para o incremento das políticas públicas de assistência social, envolvendo os diversos segmentos da sociedade”.

Assessora de políticas públicas de Assistência Social da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Valéria Grossl Mendes da Silva foi a responsável por ministrar palestra aos participantes.

Tendo como base o tema central do evento, ela pontuou o papel e a participação dos Municípios, Estado e da União para o aprimoramento dos serviços, segundo regulamentação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

A parte cultural do evento ficou por conta da apresentação de dança dos alunos do Serviço de Convivência e Vínculos Familiares (SCVF) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sob a supervisão da professora Franciane Fuck.

 

Delegados que irão representar o Município

 

Representantes dos usuários do SUAS

– Douglas de Souza Prestes (titular)

– Bruno Adriano Teixeira Brozoski (suplente)

 

Representantes dos Trabalhadores do SUAS

– Carla Roberta Ludka Mota (titular)

– Renate Jéssica Lins Krzesinski (suplente)

 

Representantes de Entidades Civis

– Lilian Leite (titular) – APAE

– Bruna de Lima Miranda (suplente) – Fundação Hospitalar de Três Barras

 

Rolar para cima