Conselho Municipal de Saúde presta contas e planeja ações durante encontro

Membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Três Barras participaram na segunda-feira (19), de reunião para avaliar contas e planejar ações para a saúde pública nos próximos meses.

Prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri acompanhou o encontro realizado na secretaria municipal de Saúde, onde destacou a importância de sempre debater melhorias nos atendimentos e serviços ofertados à população.

Assuntos como a prestação de contas inseridas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), ferramenta que disponibiliza dados sobre despesas em saúde de todos os entes federados; descentralização do setor de transporte e a mudança da sede do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), que desde janeiro está atendendo no Centro de Convivência (antigo Peti) no distrito de São Cristóvão, pautaram parte da reunião.

Conforme a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, em outro momento também foram tratados assuntos relacionados ao mutirão de cirurgias de catarata, que beneficiou 73 pacientes e zerou a fila de espera pelo procedimento; ao mutirão de cirurgias eletivas e exames, que a partir de abril vai atender mais de 700 pacientes em diversas áreas e especialidades; além da aplicação de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil em procedimentos de média e alta complexidade (MAC).

Na reunião foi informado, ainda, que durante a licença maternidade da pediatra Fernanda Monike Rosa Nagima, a médica Geórgia Pereira de Souza estará dando suporte aos atendimentos nas unidades básicas de saúde. “Nenhuma criança ficará desassistida nesse período”, assegura a secretária.