Contraturno escolar: saiba mais sobre as oficinas e projetos desenvolvidos pela Educação municipal

PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com o propósito de pôr em prática uma educação com ainda mais qualidade e, em tempo integral, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras vem investindo maciçamente em projetos sociais inovadores no contraturno escolar.

A assessora pedagógica da pasta da secretaria de Educação, Marilda de Lorena Padilha comenta que, “agora os estudantes passam mais tempo na escola, mais horas para pensar, mais tempo para brincar e criar, mais espaços para discutir e aprender”. Este é mais um dos compromissos da Educação do município!

Como funcionam os projetos

As tradicionais mesas escolares enfileiradas, nas salas de aulas, deram espaço a ambientes de interação entre estudantes e professores durante as oficinas de projetos.

São esses novos ambientes, destinados ao fortalecimento emocional e cognitivo dos estudantes, que incentivam uma intensa interação. Os espaços são tecnológicos e as salas cheias de cores são capazes de transformar o ambiente e a autoestima dos envolvidos.

O assessor pedagógico da pasta,  Vinícius Silva, que é mestre em Educação com pesquisas relacionadas aos desafios da educação do século XXI, comenta que, “as práxis pedagógicas enfrentam obstáculos que o desafia a uma ação pedagógica diferenciada, visto que no Brasil, a escola ainda está mergulhada como parte de uma sociedade que, por si só, é geradora de exclusão. No espaço de desenvolvimento estratégico na secretaria de Educação, procuramos reconhecer os novos movimentos pedagógicos que ocorrem, visando o rompimento com a “neutra” pedagogia dominante do giz e da reprodução mecânica dos conteúdos”.

Segundo ele, com o ensino por projetos, os estudantes permanecem durante os dois períodos na escola, inclusive no horário do almoço e participam de atividades no período oposto.

Conheça um pouco de nossas oficinas:

Projeto: “Fortalecendo a Base”

O projeto “Fortalecendo a Base” iniciou suas atividades no início do ano letivo, fevereiro. Suas ações visam desenvolver atividades pedagógicas eficazes e que contribuam para o aprendizado do estudante. Para isso, usa metodologias que valorizem a formação dos mesmos, capazes de criar e resolver situações do cotidiano escolar e da sociedade em que está inserido, de forma interativa e prática. O projeto oferece oficinas de Contação de História, Dança, Educação Ambiental, Inglês, Libras, Recreação, e Artes Marciais.

Projeto: “Arte na Escola, a Semente da Vida”,

O projeto “Arte na Escola, a Semente da Vida”, é uma nova aposta do município. O projeto iniciou suas atividades no segundo semestre desse ano e sua metodologia inovadora é garantia de sucesso.  Trata-se de um projeto de prevenção ao suicídio, que oferece oficinas duas vezes por semana. O assunto é abordado por meio de rodas de conversas com o apoio de uma esquipe especializada e, também, através de uma oficina de Teatro e Pintura em Tela, com estratégias de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento do autorrespeito e da autoestima dos estudantes.

Projeto: ‘”Não Estamos Sós”

O projeto Não Estamos Sós” já está em na sua terceira edição. Agora, a atividade está sendo desenvolvida na E.B.M Guita Federmann. As ações do projeto objetivam   promover o fortalecimento da autoestima a partir de técnicas de respiração e técnicas de autocontrole aplicadas pelas psicólogas da pasta.

A construção de projetos e expectativas de futuro

O conjunto de projetos elaborados pela equipe técnica da secretaria municipal de Educação contempla as escolas com espaços que priorizem o desenvolvimento integral dos estudantes. A secretária de Educação, Edith de Souza, relata que “são oferecidos ambientes de completa infraestrutura para o atendimento de todos os níveis da educação do ensino fundamental, fazendo da escola um espaço de permanência das crianças durante boa parte do dia”.

A secretária afirma, ainda, que “acreditamos na educação do futuro e oferecemos um ensino de qualidade com estratégias pedagógicas inovadoras. Esse é um dos lemas da Secretaria de Educação de Três Barras”.

Informações e texto: professor Vinicius Alves da Silva/ equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras.