Cursos: parceria entre município e Senac forma 97 alunos em Três Barras

Foi pensando na iniciação profissional e técnica, como também na formação cidadã, que a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, possibilitou qualificação a 97 estudantes de três escolas da rede municipal de ensino durante o ano de 2022. Os certificados de conclusão começaram a ser entregues na semana passada.

Foram ofertados três cursos através da parceria firmada com a unidade Canoinhas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os formados são alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental, que participaram das atividades no contraturno das aulas regulares.

Entre 09 de junho e 1° de dezembro foi realizado o curso de “Iniciação Profissional, Talento Pessoal e Possibilidades Profissionais”. A capacitação, com carga de 164 horas, reuniu 28 estudantes das escolas Guita Federmann e Francisco Rocha. As aulas tiveram como palco o auditório das secretarias de Educação e Saúde durante as tardes de quarta e quinta-feira.

Com carga horária de 160 horas, o curso “Jovem Protagonista” foi desenvolvido junto a 32 alunos da escola João Pacheco de Miranda Lima (Caic) no período entre 13 de julho e 19 de dezembro. As aulas foram realizadas todas as quartas e sextas-feiras, sempre à tarde.

Já o curso de “Assistente Administrativo” teve a participação de 37 estudantes da escola Guita Federmann entre 30 de agosto e 14 de dezembro. Com 160 horas, a qualificação teve aulas nas segundas, terças e quartas-feiras no período noturno.

A secretária de Educação, Edith de Souza, lembra que por mesclarem teoria e prática, os cursos deram um importante embasamento para uma futura iniciação profissional dos participantes.

“Claro que o conhecimento adquirido durante as aulas regulares é essencial para a formação de cidadãos para a vida. Porém, é preciso ir além. Por isso, temos fechado parcerias com instituições que além do ensino técnico, também procuram incentivar os jovens a terem iniciativa, criatividade e senso crítico, que são características fundamentais e de seleção para o atual mercado de trabalho”, pontuou.