Dia de Campo reúne produtores de leite no interior de Três Barras

Famílias produtoras de leite de toda a região se reuniram no interior de Três Barras na última sexta-feira, 04, durante o Dia de Campo promovido pela Epagri e a Cooperleite, e que contou com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura, e também de outras entidades representativas.

O evento realizado na Leiteira Sudoski, na localidade do Engenho Queimado, teve como foco principal o sistema produtivo com base forrageira que, segundo os organizadores, é o mais sustentável e seguro para as famílias que vivem da produção de leite.

A iniciativa ainda buscou levar conhecimento em algumas áreas específicas para, inclusive, os produtores aprimorarem as técnicas de manejo dentro das propriedades.

Atualmente há 147 famílias da região associadas à Cooperleite e que juntas produzem 600 mil litros mensais, uma média de 20 mil litros dia. Destas, oito são produtoras de leite com residência em Três Barras e que são responsáveis pelo fornecimento de 880 litros dia à cooperativa.

Porém, estima-se que mais oito famílias do município são responsáveis pela produção de outros 800 litros diariamente, mas que trabalham e comercializam o leite não sendo cooperados.

“Essa interação entre pesquisadores, técnicos e as famílias produtoras de leite foi muito positiva. As novas tecnologias estão aí e precisam ser difundidas para que um maior número de agricultores possa ter acesso, colocá-las em prática e também transformá-las em negócios, tornando suas propriedades mais rentáveis”, frisou o secretário de Agricultura, Ernani Wogeinaki, que no ato representou o prefeito Luiz Shimoguiri.

Os resultados trazidos pela Cooperleite aos seus associados, além de temas como nutrição da vaca leiteira nos períodos de transição, instalações e infraestrutura para sistema com base em pastagens, pastagens perenes de verão, sistema de irrigação em pastagens, conservação do solo e água em pastagens e áreas de silagens, genéticas para o sistema com base forrageira e produtos, serviços e novidades para a atividade leiteira também foram tratados durante o evento, seja por meio de explanações em grupos feitas pelos pesquisadores e técnicos, ou através de visitas aos stands montados pelos parceiros da iniciativa.