Dois mil quilos de materiais já foram retirados do Rio Barra Grande

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 05 de junho, o município de Três Barras celebra também o êxito do trabalho de desassoreamento do Rio Barra Grande, que corta os bairros João Paulo II e Zilda Pacheco.

Iniciado há algumas semanas, através de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Prefeitura por meio do setor de Planejamento, a ação ocorre em ritmo acelerado e consiste na retirada de galhos, troncos e árvores caídas no leito do rio.

Segundo o subtenente do 3° Grupo de Corpo de Bombeiros Militar, Willian Carlos, também já foi recolhido um grande número de materiais descartados indevidamente, tais como latas, garrafas pet, plástico, pneus e até eletrodomésticos. “Não se sabe se foi jogado por moradores vizinhos ao rio, ou trazidos pelas águas das chuvas”, comenta.

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, e o agente da Defesa Civil, Adilson Martins, o Dega, classificaram como crítico o cenário do rio, antes do início da limpeza feita pelos bombeiros. “Prova disso é que, até o momento, foram retirados aproximadamente dois mil quilos de material”, informam.

Diante da importância da conscientização da população ribeirinha e do desenvolvimento sustentável do município, a coordenadora solicitou o apoio da Vigilância Sanitária municipal. “Trata-se de um pedido de auxílio, no sentido de fiscalizar a área e fazer a autuação dos casos em que se identifique a existência de crime ambiental”, explica.

Como os materiais retirados estão sendo depositados próximo à encosta do rio, maquinário e pessoal da prefeitura farão o recolhimento e, posteriormente, darão destino correto ao lixo.