Educação ambiental: Puma e Proa envolvem mais de 220 estudantes de escolas municipais

Graças à parceria entre a 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Governo de Três Barras, a educação ambiental voltou a ser trabalhada semanalmente nas escolas da rede municipal de ensino e com o envolvimento de mais de 220 estudantes.

Mesclando a teoria trabalhada em sala de aula com as atividades realizadas na prática, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma) visa formar, nesta segunda edição, um total 188 alunos dos 4° anos do ensino fundamental.

Iniciado neste mês de abril, as aulas tem uma hora de duração e acontecem em um dia da semana nas próprias escolas da rede pública municipal.

Temas relacionados à água, flora, fauna, poluição, atuação da polícia militar ambiental, pesca, entre outros, são alguns dos assuntos em pauta nas aulas ministradas pelo major Christopher Rudolf Froehner e pela sargento Rosilene Munhoz.

Outro destaque desta parceria é o Programa Protetor Ambiental (Proa), desenvolvido com estudantes de 12 a 14 anos desde o início do mês de março com encontros semanais todas as quintas-feiras.

Nas aulas temáticas, que devem prosseguir até o mês de novembro, os participantes estão sendo capacitados para atuarem como defensores ambientais e multiplicadores da consciência ecológica.

Coordenadora dos projetos no município, a professora Maria Cristiane dos Santos Hoinaski é quem acompanha e dá suporte à Polícia Militar Ambiental e aos professores durante as atividades em sala de aula.

Os programas contam com o apoio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte. “São ações importantes porque orientam e despertam, nos estudantes, uma consciência crítica sobre a promoção e preservação ambiental”, enfatizou o secretário Antônio Tsunoda.