Educação antecipa escolha de vagas e informa calendário de retorno das férias

Antes de sair para o recesso escolar, parte dos professores efetivos da rede municipal de ensino de Três Barras deve participar do processo de escolha de vagas para o ano letivo de 2018, previsto para acontecer na tarde e noite de segunda-feira (18).

O evento está agendado para o auditório da secretaria de Educação, Cultura e Esporte e deve reunir, essencialmente, os aprovados no concurso público de 2015.

Essa prática vem ocorrendo desde a efetivação dos profissionais, em virtude de que todos estão lotados na própria secretaria e não nas escolas e creches, como os aprovados em concursos anteriores. A distribuição das vagas terá como critério principal a colocação de cada professor no certame.

Para o ano letivo desse ano, a escolha de vagas aconteceu no mesmo dia em que os profissionais retornaram às atividades, em 1° de fevereiro.

A iniciativa de antecipar o processo, desta vez, é uma forma de trazer mais tranquilidade e organização aos professores, segundo observou a assessora pedagógica da pasta de Educação, Mona Dequech Denk. “Voltam das férias preparados e sabendo em qual escola irão lecionar”, complementa.

Calendário de férias

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte informa que o recesso dos professores inicia em 22 de dezembro, sendo que o retorno às unidades escolares ocorre em 1° de fevereiro. Entre os dias 05 e 09 de fevereiro, todo o quadro efetivo deve participar de capacitação promovida pelo Governo do Município, em local e horário ainda a ser definidos.

Serventes das escolas também saem em férias no dia 22 de dezembro, mas voltam a trabalhar em 25 de janeiro. Já os motoristas da pasta retornam em 1° de fevereiro.

As aulas regulares começam em 14 de fevereiro em todas as escolas e creches da cidade e do interior. No período de férias escolares, alunos da educação infantil serão atendidos excepcionalmente em duas creches municipais. O sistema de plantões inicia em 15 de janeiro e vai até 09 de fevereiro.

Os atendimentos serão realizados em horário normal de expediente, ininterruptamente das 07h às 18h, nos Centros de Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Zilda Pacheco, situado no bairro Argentina, e Prefeito Odilon Pazda, no distrito de São Cristóvão.

A inscrição deve ser feita nas próprias creches selecionadas para receber os plantões. De acordo com o secretário Antônio Tsunoda, serão atendidas crianças do berçário, maternal, pré 1 e pré 2, “desde que os pais ou responsáveis comprovem estar trabalhando durante o horário comercial”.