Educação: fique sabendo o que foi destaque nos meses de abril e maio

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI PARA ESTUDANTES DOS 8º E 9º ANOS

Parceria firmada entre a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai possibilitar a qualificação profissional de jovens para o mercado de trabalho.

Os cursos de Arduíno, Mecânica, Celulose e Papel e de Elétrica já estão sendo ofertados a estudantes dos 8° e 9° anos da rede municipal de ensino, no contraturno das aulas regulares.
São, ao todo, 100 vagas disponíveis para as qualificações que iniciaram em abril e serão finalizadas no mês de dezembro.

A secretária de Educação, Edith de Souza, afirma que “os estudantes terão, com esta iniciativa, a oportunidade de poder se identificar com uma área profissional que pretendem seguir futuramente”.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: COMUNIDADE EM GERAL

Pensando no fortalecimento dos vínculos entre escola e família, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras realiza anualmente o “Dia da Família na Escola”.

Rodas de conversas, apresentações culturais, discussões sobre os temas “Família e Escola”, entre outras atividades de lazer e entretenimento para as crianças e adolescentes marcaram o evento realizado no sábado, 23 de abril, em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

“Sabe-se que a primeira base do ser humano, aquela que permite os valores e a convivência na sociedade, é a família. Já a segunda base, a responsável pelo fortalecimento dos vínculos emocionais, é a escola”, frisou a secretária de Educação, Edith de Souza, ao reforçar que “ que tudo o que aprendemos na infância, decorre dos nossos aprendizados que foram adquiridos no grupo familiar e na escola”.

CURSO BÁSICO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Zelar pela vida dos estudantes da rede municipal de ensino, fortalecendo a prevenção dentro da escola! Este é o foco da equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras, ao incentivar a participação do quadro funcional da rede municipal de ensino no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. As aulas iniciaram há poucos dias, na modalidade online. A parte prática acontecerá no decorrer dos meses.

Ao possibilizar o acesso dos professores, a esta capacitação, a secretaria de Educação está atendendo a Lei (9.468/2018), que orienta as escolas públicas e privadas, de educação infantil e ensino básico, a oportunizarem curso de noções básicas de primeiros socorros aos professores e demais colaboradores.

CAPACITAÇÕES SOBRE AS NOVAS PROPOSTAS DA BNCC E PLANEJAMENTO ESCOLAR UNIFICADO

Professores da rede municipal de ensino participaram, na segunda quinzena de abril, de capacitação que buscou aprofundar o conhecimento sobre a obrigatoriedade da adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas pedagógicas, e da implementação de um novo modelo de planejamento escolar, agora unificado em todo o município.

É importante salientar que a BNCC é um documento obrigatório, concretizado em 2017 e que tem como objetivo fixar as aprendizagens consideradas essenciais para a formação integral dos estudantes da educação básica de todo o Brasil.

Discussões sobre a normativa do texto da BNCC, além de trocas de experiências entre os professores e apresentações de atividades que podem ser desenvolvidas nas salas de aulas, marcaram o encontro.

O momento de aprendizado, reflexão e interação foi mediado pela equipe pedagógica da pasta de Educação, composta pelas professoras Elisabete Gude Reck e Marilda de Lorena Padilha, e também pelo professor Vinícius Alves da Silva.

PROJETO “EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA”

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras, em parceria com o SEBRAE/SC, deu início ao projeto “Empreendedorismo na Escola”.

A iniciativa busca oportunizar o acesso de alunos dos 3º aos 9º anos, a conteúdos e práticas voltadas ao protagonismo e espirito empreendedor para a vida.

Membro da equipe pedagógica da pasta de Educação, o professor Vinicius Alves da Silva lembra que a educação do século XXI requer profundas transformações no âmbito escolar.

“A sociedade contemporânea exige, cada vez mais, pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações”, destacou o professor.

A NOVA REALIDADE: ESCOLA DIGITAL

Após a lousa digital, que já é uma realidade em Três Barras, agora chegaram os Chromebooks às escolas da rede municipal de ensino.

Em breve será dado o “pontapé” inicial para o uso definitivo do equipamento por parte dos alunos e professores, em sala de aula.

Segundo destaca o professor Vinicius Alves da Silva, as aulas do futuro já estão acontecendo em Três Barras. “O modelo tradicional de educação começa a se tornar algo ultrapassado. Sendo assim, vemos emergir a educação tecnológica como uma alternativa para o ensino atual, e que já está sendo ofertada aos estudantes do município”, observou o professor.

Texto e colaboração: professor Vinicius Alves da Silva – equipe pedagógica SECE

Assista ao vídeo: