Educação: fique sabendo o que foi destaque nos meses de junho e julho

Saiba o que foi destaque nos meses de junho e julho na educação municipal de Três Barras:

ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A equipe pedagógica da rede municipal de ensino de Três Barras participou nos dias 14 e 15 de junho, em Florianópolis, do encontro de formação realizado pelo Sebrae/SC, intitulado “Educação Empreendedora”.

“Foi uma atividade que buscou propor, a secretários de Educação e coordenadores pedagógicos de municípios parceiros, possibilidades de trabalhar o tema educação empreendedora dentro das escolas, trazendo uma trilha de conhecimento, tanto para o professor, quanto para o estudante”, frisou a secretária de Educação, Edith de Souza.

O programa visa dar dimensão ao tema central, não se limitando apenas à sala de aula, mas sim a estrutura como um todo, criando um novo modelo de atuação para ensinar, aprender e transformar a sociedade.

A secretária Edith de Souza enfatizou, ainda, “que o mais importante é desenvolver o espírito empreendedor nas crianças e nos jovens, para que possam ser capazes de elaborar projetos de vida em nível pessoal e na participação cidadã”.

RETORNO DAS FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Quem estava com saudade das músicas e danças caipiras, dos enfeites coloridos, das bandeirinhas e das comidas típicas das festas juninas, enfim pôde comemorar!

Depois de dois anos de interrupção, em virtude da pandemia, as festividades retornaram nas escolas e CMEIs de Três Barras nos meses de junho e julho. Os encontros foram marcados pelas tradicionais guloseimas típicas, além de apresentações de danças que envolveu alunos e profissionais da Educação.

PROJETOS ESCOLARES: A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER

Como forma de incentivar e motivar os estudantes no processo de ensino aprendizagem, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte vem apostando, com êxito, no desenvolvimento de projetos escolares. A iniciativa ganhou força neste ano letivo.

De acordo com a secretária Edith de Souza, as atividades visam oferecer condições para o desenvolvimento pleno de seus estudantes, trabalhando corpo, mente, sentimento e atitude.

“A equipe pedagógica da pasta vem investindo maciçamente na construção dessas estratégias e obtendo resultados alentadores”, garantiu a secretária. Conheça alguns de seus projetos.

PROJETO: “FORTALECENDO A BASE” (PILOTO)

O projeto “Fortalecendo a Base” trabalha ações pedagógicas que contribuem para o aprendizado do estudante, utilizando metodologias inovadoras que estimulam a capacidade de desenvolver estratégias do cotidiano escolar e da sociedade, isso de forma interativa e prática.

A atividade acontece na E.B.M Guita Federmann e no CMEI Merhy Bechara Seleme”, e conta com as seguintes oficinas: Contação de História, Dança, Educação Ambiental, Inglês, Libras, Recreação e Artes Marciais.

PROJETO: “ARTE NA ESCOLA: A SEMENTE DA VIDA”

O projeto, que iniciará ainda neste mês de agosto em parceria com a empresa MILI S.A, visa promover a prevenção ao suicídio.

Será trabalhado pela equipe multidisciplinar (psicóloga e assistente social), através de rodas de conversa, além de oficinas de teatro e pintura em tela. O objetivo é promover estratégias de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento do autorrespeito e da autoestima no estudante. O público alvo são estudantes com faixa etária entre 12 a 15 anos, e que estão matriculados na E.B.M Francisco Rocha, na localidade de São João dos Cavalheiros.

PROJETO: “NÃO ESTAMOS SÓS

O projeto intitulado Não Estamos Sós” está em andamento nas unidades escolares do município, contando com a participação efetiva da psicóloga da pasta da Educação, Renate Jéssica Lins Krzesinski.

A ação iniciou pela E.B.M Francisco Rocha, no mês de junho e seguirá até setembro. Ainda neste mês de agosto, o projeto será levado aos estudantes da E.B.M F Guita Federmann.

Criadora e coordenadora do projeto, a psicóloga salienta que a ação visa promover o fortalecimento de vínculos entre os estudantes, a partir de técnicas e dinâmicas que desenvolvam a questão cognitiva e as expressões corporais. A medida busca, também, melhorar a autoestima e diminuir a ansiedade do público alvo.

“Esperamos perceber, no espaço escolar, o fortalecimento dos vínculos de amizade entre os estudantes, um ambiente harmônico, de respeito e que priorize a boa convivência em grupo”, destacou a secretária Edith de Souza.

Texto e colaboração: professor Vinicius Alves da Silva/ equipe pedagógica da SECE