Educação reúne professores para a escolha de vagas em Três Barras

Professores da rede municipal de ensino de Três Barras retornaram das férias escolares na manhã desta quarta-feira (1º). Grande parte deles se apresentou nas unidades escolares espalhadas pelo centro, bairros e interior do município.

Já os aprovados no último concurso público, em 2015, participaram do processo de escolha de vagas em evento realizado no auditório das secretarias de Saúde e Educação, no centro da cidade.

O critério principal de distribuição de vagas foi a colocação de cada professor no certame. Essa prática vem ocorrendo desde a efetivação dos profissionais, em virtude de que todos foram lotados na secretaria de Educação e não nas escolas e creches, como os aprovados em concursos anteriores.

No seu primeiro contato com os professores, o secretário de Educação, Antônio Tsunoda, classificou como sendo ‘desafiadora a arte de ensinar’ e pediu empenho dos mais de cem participantes no desenvolvimento das ações pedagógicas e educacionais durante os 200 dias do ano letivo. “Que cada criança seja acolhida nas escolas como se fosse o próprio filho de vocês”, solicitou.

Além de valorizar os profissionais da área, atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incrementar a qualidade do ensino e melhorar a infraestrutura das escolas são, segundo o secretário, compromissos seus e da atual administração municipal.

Para isso, cobrou motivação e o engajamento dos professores, como também a participação mais efetiva dos pais no processo de aprendizado dos filhos. “Espero que a Educação de Três Barras seja motivo de orgulho para todos nós e que o conhecimento transmitido por vocês (professores) fique guardado na memória de nossas crianças”, ressaltou.

Tsunoda adiantou, ainda, que a secretaria de Educação manteve conversações com a direção local da WestRock para a implantação do projeto de jardinagem nas escolas da rede. “Isso já está definido que irá acontecer”, garantiu. Outros programas de cunho social, educacional e ambiental também serão mantidos ou retomados. Polícia Militar e outros parceiros estão entre os apoiadores.

A escolha de vagas se estendeu durante grande parte do dia, sendo acompanhada por Mona Dequêch Denk, assessora do secretário de Educação, e pelo assessor jurídico da prefeitura, Antonio Eduardo Martins Weinfurter. As aulas começam em 13 de fevereiro.