Em seis meses, Saúde de Três Barras transportou mais de 4,2 mil pacientes para TFD

Só no primeiro semestre deste ano, mais de 4,2 mil tresbarrenses foram transportados para tratamento fora do domicílio (TFD). Em média, oito veículos da frota municipal são usados pela secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, na prestação do serviço. Viagens também são realizadas aos finais de semana, mas em menor escala.

Tendo como destino cidades catarinenses e do Estado do Paraná, referências em diversas especialidades médicas, duas Vans Renault Máster, três automóveis Chevrolet Spin, dois Renault Logan e um Chevrolet Corsa rodam, cada um, entre 10 mil a 12 mil quilômetros por mês.

Os pacientes também tem à sua disposição outro veículo Van, contratado via licitação pelo Governo do Município, para atender a demanda de atendimentos.

De acordo com o setor de Transportes da secretaria de Saúde, as cidades de Mafra e de Joinville/ Jaraguá do Sul foram as que mais receberam pacientes de Três Barras, entre janeiro a junho deste ano: 1.020 e 1.003, respectivamente. Na sequência vêm os municípios paranaenses de Curitiba e Campo Largo, com 810 pacientes.

Já em 2017, o número de pacientes transportados totalizou 6.975, dos quais 1.711 foram encaminhados à Mafra, 1.670 para Joinville/Jaraguá do Sul e 1.212 para Porto União. Outros 13 municípios também receberam pacientes da cidade, no ano passado. “A média de transportados mensalmente, este ano, aumentou em mais de 120 pacientes”, informa Gérson Lescovitz, responsável pelo setor de Transportes.

Ao destacar a eficácia do serviço, a secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira diz que o TFD só é autorizado quando há garantia de atendimento, com data e horários confirmados nas cidades de destino. “No caso de a consulta ou o procedimento ser desmarcado, o paciente deve nos informar com no mínimo 24 horas de antecedência, para que possamos fazer o encaixe de outra pessoa em seu lugar”, solicita.

Prefeito Luiz Shimoguiri afirma que a renovação da frota municipal, no final do ano passado, trouxe mais segurança e conforto aos pacientes que necessitam de transporte para se tratar fora da cidade. “Dos quase R$ 1,6 milhão aplicados, grande parte foi usado na compra de veículos para a secretaria de Saúde e que prestam esse tipo de serviço à população”, explica, ao lembrar que muitas das viagens são longas e cansativas.

O TFD é concedido apenas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quando descartado todas as alternativas de tratamento no município de origem do paciente. O pedido é feito pelo médico e avaliado pela central de regulação do município.

O agendamento pode ser feito presencialmente, junto ao setor de Transportes, que funciona na antiga Câmara de Vereadores, situada à Rua Prefeito Emiliano Uba, n°240, no centro da cidade, ou através do fone (47) 3623-1332. Há também a possibilidade de solicitar o agendamento via unidade de saúde mais próxima da casa do paciente.

PACIENTES TRANSPORTADOS PARA TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD)

(Janeiro a junho de 2018)

JOINVIILE e JARAGUÁ DO SUL

CURITIBA e CAMPO LARGO