Encerramento da 2ª Semana do Contestado teve a reapresentação de escolas vencedoras em concurso cultural

“Ficamos com um gostinho de quero mais”. Foi com essa frase que a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza, resumiu o sucesso da 2ª edição da Semana do Contestado de Três Barras.

A atividade aconteceu entre os dias 24 e 28 de outubro, em frente ao Museu do Patrimônio Histórico João Bedretchuck, tendo como ponto alto a realização de mesa redonda com pesquisadores e estudiosos renomados, apresentações artísticas e culturais e, também, a exposição de trabalhos baseados no tema central da programação deste ano, que foi “Dialogando sobre o meio ambiente e os saberes populares”.

O encerramento do evento, na manhã da última sexta-feira, 28, foi marcado pelo retorno das escolas vencedoras no concurso cultural. As disputas ocorreram nos dias 25 e 26.

A ERM Cyríaco Felício de Souza, da localidade do Km 06/ Barra Grande, voltou ao palco por ter conquistado dois primeiros lugares nas modalidades Poesia e Dança para alunos de 1° ao 5° anos.

A aluna Elisa Heiden, do 3° ano, declamou novamente a poesia “Terras Contestadas”.

Já os estudantes Allan Bruno de Agostinho, Alexia Matias, Carla Vitória Batista, Elisa Heiden, Eloise Dzuirkowski, Evelin Moreira, Heitor Pucci, Henrique Gabriel dos Santos, Eduarda Meyer, Lavinia Batista Albano, Lorenzo Rissardi dos Santos, Mateus Porfírio, Milena Kouton, Vitória Massaneiro de Lima, Vitória Hatschbach e Wesley Pereira dos Santos, reapresentaram a dança “Não Conteste o Contestado”. As professoras Suelen Meskiu e Vanessa Chmiluk foram as responsáveis pela coreografia.

Primeiro lugar na modalidade Música para estudantes do 6° ao 9° anos, a EBM Francisco Rocha, da localidade de São João dos Cavalheiros, reapresentou a paródia “Stand Up de Cyntia Erivo”. Participaram, da performance, os alunos Nicoly de Lima Abreu, Ramael Belinski de Oliveira e Kênia Maria Gonçalves de Lima. A supervisão foi dos professores Elivelton Jonko, Ariane Martins e Michele Olinek.

Vencedora na modalidade Teatro e com um elenco recheado de talentos, a EBM Guita Federmann presenteou o público com a reexibição da peça “Maria Rosa, Joana D`Arc dos Sertões”.

Participaram da apresentação os estudantes do 9° ano Sabrina Pinto da Silva, Luizcelso de Souza Prestes, Bianca Stocloska Penter, Leonardo Somoskovitz, Hygor Emanuel Vicente, Gabrielly Carvalho, Nataly Cavalheiro, Amanda Grittens Luiz, Izadora Canani e Amabily Corrêa de Barros. A supervisão foi dos professores Guilherme Reck e Fernanda Gemra Carlos de Maria.

A programação final ainda contou com a participação dos estudantes do projeto “Fortalecendo as bases”, da EBM Guita Federmann, que apresentaram a dança “Chica Pelega”, guerreira ligada aos feitos do monge João Maria e que foi uma das combatentes na Guerra do Contestado.

“Nada disso seria possível não fosse a participação e dedicação de cada unidade escolar, de suas gestoras, professores e alunos que abrilhantaram dia após dia, e nos possibilitaram a concretização deste evento. Agradeço a confiança do prefeito Luiz Shimoguiri e todo apoio do município para que pudéssemos realizar essa atividade, trazendo assim novos conhecimentos, reflexão e ensinamentos sobre a guerra que ceifou mais de 10 mil vidas entre os anos de 1912 e 1916”, disse a secretária Edith de Souza.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Mara Carla Shimoguiri, acompanhou a programação que finalizou a atividade.