Encontro sobre Saúde Mental e Atenção Básica é realizado em Três Barras

Através de uma iniciativa da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, foi realizado na tarde de quinta-feira, 20, o 1° Encontro sobre Saúde Mental e Atenção Básica do município de Três Barras.

Voltado a agentes comunitários de saúde, o evento reuniu cerca de 30 participantes no anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão, servindo para a apresentação do Programa Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e de ações de matriciamento e que visam ampliar a qualificação dos serviços já oferecidos.

Explanações foram feitas pela coordenadora do centro, enfermeira Maria Emilia Jubanski e por demais membros da equipe.

No Caps situado em anexo à Unidade de Saúde Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, são atendidos 60 pacientes de grupos terapêuticos intensivos e semi-intensivos. Há ainda outros 570 pacientes cadastrados e que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e dependência química, como álcool e outras drogas.

Presente ao evento, secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira destacou a importância do trabalho em rede, como forma de melhorar os atendimentos.

Durante o encontro aconteceu a exposição dos trabalhos manuais feitos pelos pacientes do Caps, nos grupos terapêuticos, que estão sob a supervisão da professora de arte Rosemeri Borges Hurmus.