Enfrentamento à Dengue pauta palestra com pacientes do CAPS Viva Bem

A equipe de Vigilância em Saúde de Três Barras realizou na tarde de sexta-feira, 27, palestra de enfrentamento à Dengue com grupo de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Viva Bem, no distrito de São Cristóvão.

“Foi uma atividade educativa e interativa com o uso de recursos didáticos, que buscou esclarecer de forma clara e objetiva os meios de combate à propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças”, observou a professora e palestrante, Dionice Guimarães.

Além de participarem da ação, os pacientes ainda receberam material informativo que, posteriormente, será estudado e discutido durante as aulas da professora Rosimere Hurmus, uma das apoiadoras da iniciativa.

“É gratificante perceber o interesse de todos por tudo aquilo que estava sendo repassado. Creio que ganhamos importantes multiplicadores para essas informações, seja junto às suas famílias, vizinhos e amigos, tendo em vista que o momento é preocupante”, frisou Dionice, ao lembrar que dois focos do mosquito já foram encontrados no município: um no bairro Zilda Pacheco/Argentina e outro no bairro Vila Nova.

Dionice lembra, ainda, que a Vigilância em Saúde está à disposição da comunidade para sanar eventuais dúvidas ou para prestar esclarecimentos sobre os meios de combate à Dengue. O fone de contato é 47 3623-0895.

“A Dengue pode ser evitada, sim. Mas isso depende do nosso compromisso e cuidado com o ambiente em que vivemos. Uma simples ação, como a de eliminar a água parada, pode salvar vidas”, finalizou Dionice.

Recomendações importantes:

– Não deixe água parada;

– Cuide da caixa de água, mantenha-a limpa e sempre fechada;

– Pneus sem uso somente em lugares fechados;

– Os recipientes da água e do alimento do seu animalzinho devem estar sempre limpos e ser trocado todos os dias;

– Observe a parte de trás da sua geladeira se não está com água a parada;

– Flores, se usa o pratinho, substitua a água por areia.

– Piscinas, cuidado! Mesmo não sendo usada, a água deve ser tratada para que não se transforme em um criadouro do mosquito.

 

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Três Barras

Fones: 47 3623-0121/ 9 8805-5134

 

 

Rolar para cima