Equipes de saúde promoveram ações alusivas à campanha nacional Setembro Amarelo

Atividades aconteceram durante todo o mês de setembro. Imagens: Divulgação.
O mês de setembro foi marcado por ações que buscaram conscientizar e ressaltar a necessidade de prevenção ao suicídio junto à população de Três Barras.
Com o respaldo do Governo do Município, a secretaria de Saúde e as equipes multidisciplinares das unidades básicas de saúde promoveram atividades a diversos tipos de público, todas alusivas à Campanha Nacional Setembro Amarelo.
A equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) que atua no interior realizou palestras dentro e fora das unidades de saúde das localidades de São João dos Cavalheiros, Campininha e Km 06/Barra Grande, abordando assuntos relacionados ao significado da campanha, à valorização da vida, exercícios físicos e a importância do sono, como também aos fatores de risco. Já o tema automutilação pautou reuniões do médico André Luiz Carvalho com pais e alunos nas escolas interioranas.
A unidade básica de saúde José Sawinski (Posto Verde) recebeu moradores do bairro João Paulo II para repassar orientações voltadas à mobilização. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa sobre os temas “Suicídio não, valorize a vida” e “Empatia e atenção aos sinais da depressão” também fizeram parte da programação.
Outra equipe que abraçou a causa foi a do ESF 006, que atua na unidade básica de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão. Entrega de folders explicativos sobre a campanha e orientações foram algumas das atividades realizadas pelas profissionais na própria unidade, como também nas ruas.
Como forma de chamar a atenção da comunidade, a equipe trabalhou vestida na cor preta durante todas as segundas-feiras do mês de setembro.
Quem também promoveu atividade alusiva ao Setembro Amarelo foi a equipe multidisciplinar da Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente.
Além dos beneficiários de programas sociais no Município, como o Sacolão e Bolsa Família, as duas palestras de setembro receberam alunos e professores das escolas estaduais Frei Menandro Kamps e Colombo Machado Salles.
Temas relacionados aos perigos e diferença entre “tristeza e depressão” pautaram as palestras ministradas pela psicóloga e professora Helena Lubbe, que tiveram também a participação de acadêmicas da sexta fase do curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas.
Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira enalteceu os profissionais que encabeçaram a iniciativa de discutir o tema e levar informações importantes por meio de programações diferenciadas durante todo o período. “Independente da faixa etária da pessoa, os problemas relacionados à saúde mental devem sim ser abordados até como forma de prevenção a situações mais agravantes”, frisou.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

MEIs têm até 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração de faturamento anual.
A informação é da...
Leia mais

Unidade de saúde Leocádio Ribeiro terá expediente reduzido nesta sexta-feira, 27
Informação importante para as pessoas que moram no bairro Zilda Pacheco/Argentina, Jardim Rio Negro e região central de Três Barras, atendidas pela unidade básica de...
Leia mais

Curso de Operador de Máquina de Costura inicia com 60 alunos inscritos em Três Barras
Qualificar profissionais para o mercado de trabalho e contribuir com a geração de renda aos munícipes. Esses são os objetivos do curso de Operador de Máquina de...
Leia mais

Três Barras declara situação de emergência devido aos danos causados pelas fortes chuvas e enxurrada
Para dar agilidade às ações de assistência à população afetada pela enxurrada registrada na noite de 18 de janeiro, a Prefeitura de Três Barras...
Leia mais