Equipes de saúde promoveram ações alusivas à campanha nacional Setembro Amarelo

O mês de setembro foi marcado por ações que buscaram conscientizar e ressaltar a necessidade de prevenção ao suicídio junto à população de Três Barras.

Com o respaldo do Governo do Município, a secretaria de Saúde e as equipes multidisciplinares das unidades básicas de saúde promoveram atividades a diversos tipos de público, todas alusivas à Campanha Nacional Setembro Amarelo.

A equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) que atua no interior realizou palestras dentro e fora das unidades de saúde das localidades de São João dos Cavalheiros, Campininha e Km 06/Barra Grande, abordando assuntos relacionados ao significado da campanha, à valorização da vida, exercícios físicos e a importância do sono, como também aos fatores de risco. Já o tema automutilação pautou reuniões do médico André Luiz Carvalho com pais e alunos nas escolas interioranas.

A unidade básica de saúde José Sawinski (Posto Verde) recebeu moradores do bairro João Paulo II para repassar orientações voltadas à mobilização. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa sobre os temas “Suicídio não, valorize a vida” e “Empatia e atenção aos sinais da depressão” também fizeram parte da programação.

Outra equipe que abraçou a causa foi a do ESF 006, que atua na unidade básica de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão. Entrega de folders explicativos sobre a campanha e orientações foram algumas das atividades realizadas pelas profissionais na própria unidade, como também nas ruas.

Como forma de chamar a atenção da comunidade, a equipe trabalhou vestida na cor preta durante todas as segundas-feiras do mês de setembro.

Quem também promoveu atividade alusiva ao Setembro Amarelo foi a equipe multidisciplinar da Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente.

Além dos beneficiários de programas sociais no Município, como o Sacolão e Bolsa Família, as duas palestras de setembro receberam alunos e professores das escolas estaduais Frei Menandro Kamps e Colombo Machado Salles.

Temas relacionados aos perigos e diferença entre “tristeza e depressão” pautaram as palestras ministradas pela psicóloga e professora Helena Lubbe, que tiveram também a participação de acadêmicas da sexta fase do curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas.

Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira enalteceu os profissionais que encabeçaram a iniciativa de discutir o tema e levar informações importantes por meio de programações diferenciadas durante todo o período. “Independente da faixa etária da pessoa, os problemas relacionados à saúde mental devem sim ser abordados até como forma de prevenção a situações mais agravantes”, frisou.

 

Rolar para cima