Esclarecimento sobre as peças faltantes nos kits de uniforme escolar

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras informa que já está tomando providências para que as peças faltantes dos kits de uniforme escolar, entregues no início do ano letivo de 2022, cheguem o mais breve possível aos estudantes da rede municipal de ensino.

Apesar de o processo licitatório para a aquisição dos kits ter sido realizado em outubro do ano passado, ou seja, em tempo hábil não só para a fabricação, mas também para a entrega das peças, a empresa vencedora atrasou o fornecimento das japonas e dos polovers.

A alegação da fabricante é de que teve dificuldades para encontrar matéria-prima importada e específica para a confecção dos dois modelos, ocasionando assim o atraso. Se comprometeu, no entanto, de entregar essas peças de roupa até o final deste mês de março.

É importante frisar, ainda, que foram verificados problemas pontuais relacionados, principalmente, ao tamanho das peças recebidas por alguns alunos. Houve casos, por exemplo, que a numeração que a criança vestia no ano anterior – quando da listagem feita nas escolas para o processo licitatório – já não é mais a mesma, necessitando assim da troca por outras peças de maior tamanho.

Para acelerar o processo de substituição, as escolas estão recolhendo as peças que não estão servindo nos estudantes e anotando as novas numerações de tamanho. A ideia é solucionar grande parte do problema realizando a troca de uniformes entre as próprias unidades escolares.

Aquilo que ainda estiver faltando será solicitado junto à empresa fornecedora, nos próximos dias, assim como o fardamento dos novos 250 estudantes que ingressaram na rede municipal de ensino só neste ano.

A secretaria esclarece, também, que o atraso na entrega dos tênis, alpargatas e meias com sola, que também fazem parte do kit, é de responsabilidade exclusiva da empresa vencedora do processo de licitação. O município já notificou o fabricante e cobrou o fornecimento imediato dos calçados.

A administração municipal e a equipe técnica da secretaria de Educação, Cultura e Esporte entendem e respeitam a preocupação dos pais ou responsáveis pelas crianças. Estão cientes, também, de todas as reclamações feitas, sejam elas às direções das escolas ou, então, por meio de postagens em redes sociais. Informam, no entanto, que estão trabalhando de maneira célere para que a situação das peças faltantes seja normalizada no menor espaço de tempo possível.