Escola Cyríaco Felício de Souza vence as categorias de Poesia e Dança na 2ª Semana do Contestado

O primeiro dia de apresentações culturais da 2ª edição da Semana do Contestado, em Três Barras, teve a Escola Reunida Municipal Cyríaco Felício de Souza como grande destaque.

O evento aconteceu em frente ao Museu do Patrimônio Histórico, na manhã de terça-feira, 25.

A unidade escolar, que fica na localidade do Km 06/Barra Grande, obteve dois primeiros lugares no concurso de Poesia e Dança que abordou a história da Guerra do Contestado.

Vencedora na categoria Poesia, a aluna Elisa Heiden, do 3° ano, declamou “Terras Contestadas”.

Já a apresentação “Não Conteste o Contestado”, com a participação dos estudantes Allan Bruno de Agostinho, Alexia Matias, Carla Vitória Batista, Elisa Heiden, Eloise Dzuirkowski, Evelin Moreira, Heitor Pucci, Henrique Gabriel dos Santos, Eduarda Meyer, Lavinia Batista Albano, Lorenzo Rissardi dos Santos, Mateus Porfírio, Milena Kouton, Vitória Massaneiro de Lima, Vitória Hatschbach e Wesley Pereira dos Santos, foi a ganhadora na categoria Dança.

As professoras Suelen Meskiu e Vanessa Chmiluk foram as responsáveis pela coreografia.

A atividade reuniu estudantes do 1° ao 5° anos de todas as escolas da rede municipal de ensino.

A programação ainda contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A EBM Guita Federmann abordou a temática “Utensílios do Contestado”; a EBM Francisco Rocha o tema “Dicionário com Dialetos Populares”; a EBM João Pacheco de Miranda Lima (CAIC) a temática “Vestimentas”; a EBM João Pacheco de Miranda Lima – Extensão o tema “Monges do Contestado”; a EM João Pedro de Oliveira o tema “Ervas Medicinais”; a ERM Cyríaco Felício de Souza a temática “Símbolos do Contestado”; e o magistério da EEB Colombo Machado Salles o tema “Artifícios do Contestado: Ferramentas Rudimentares de Guerra e Domésticas”.

O Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH) também participou com exposição de imagens e documentos que remetem à Guerra do Contestado.

A programação alusiva à 2ª edição da Semana do Contestado é uma realização da Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e segue até sexta-feira, 28.

Resultado do concurso cultural

Poesia: