Escolas municipais de Três Barras retomam as aulas nesta quinta-feira

As aulas na rede municipal de ensino de Três Barras voltam nesta quinta-feira, 18, apenas para os estudantes do ensino fundamental.

De acordo com a secretaria de Educação, Cultura e Esporte, quase 1,8 mil alunos dos anos iniciais e finais retornam às atividades escolares em três formatos diferentes de ensino.

A escolha por um dos sistemas ofertados pelo município foi feita pelos próprios pais ou responsáveis, quando da efetivação das matrículas e rematrículas nas unidades escolares.

Há dois formatos disponíveis para os mais de 1 mil alunos do 1° ao 5° anos de cinco unidades escolares. A maior parte, 60%, optou pelas aulas 100% presenciais, enquanto 40% pelo ensino remoto em casa.

No modo 100% presencial as turmas foram divididas em dois grupos menores, para que as salas de aula tenham no máximo 50% de ocupação nos turnos matutino e vespertino.

A turma 1 terá aulas às segundas e terças-feiras. Já os alunos da turma 2 vão às escolas nas quintas e sextas-feiras. As quartas-feiras ficarão reservadas para a sanitização dos ambientes escolares e planejamento pedagógico dos professores. Todos terão atividades para desenvolver no período em que não estiverem na escola.

Quem optou pelo ensino remoto permanecerá o tempo todo em casa, mas recebendo orientações e conteúdos por meios digitais, como também materiais impressos fornecidos pelas escolas.

Já o formato intercalado, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, é exclusivo para os mais de 770 estudantes do 6° ao 9° anos e que estão divididos em três escolas municipais.

Neste modelo, enquanto a turma 1 estiver na escola, a turma ficará em casa, mas com conteúdos para desenvolver o aprendizado. Na semana seguinte a situação se inverte.

Conforme a secretária de Educação, Edith de Souza, as escolas estão seguindo à risca aquilo que consta no Plano Municipal de Contingência da Covid-19 para a Educação. “Até convidamos os pais, que ainda têm dúvidas se mandam ou não os filhos de volta às aulas presenciais, para que vão até as escolas para conhecer as medidas que estão sendo tomadas para o retorno seguro”, frisou.

No entanto, a secretária não descarta que o plano atual sofra adaptações no decorrer dos dias. “Não existe modelo pronto. Se for preciso, criaremos novas regras. Nosso objetivo é garantir a segurança sanitária e de saúde de todos que fazem parte do ambiente escolar”, assegurou.

O retorno das aulas do pré-escolar acontece em 1° de março. Ainda não há data definida para a volta das crianças do berçário e maternal às creches.

Medidas

As escolas terão recipientes com álcool em gel 70% instalados na entrada e em pontos estratégicos, para que não só estudantes, mas também professores e demais colaboradores possam fazer a higienização das mãos com frequência.

Assim que chegar a escola, o estudante terá a temperatura aferida. Em caso de alterações, a família será acionada. Só entrará e permanecerá nas unidades escolares quem estiver usando máscara. A regra vale para as crianças, professores e servidores.

A fim de evitar aglomerações nos corredores e demais espaços, os intervalos serão realizados em horários alternados, assim como a merenda será servida em períodos diferenciados.

A exemplo das salas de aula que terão no máximo 50% de ocupação, para manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes, os veículos do transporte escolar também irão circular com apenas metade de sua lotação. “Até pedimos para os pais que moram próximo, para que levem seus filhos até às escolas. Por se tratar de uma questão sanitária, importante é deixar o ônibus escolar para quem vive longe e mais precisa neste momento”, solicitou.