Estiagem: Defesa Civil tem levado água potável a famílias do interior de Três Barras

Os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos meses têm trazido transtornos aos moradores da zona rural de Três Barras. Grande parte deles é abastecido por poços caseiros ou semi-artesianos.

“O déficit de chuvas chega a 500 milímetros em 12 meses, o que acabou afetando o abastecimento de água em algumas comunidades interioranas já há algum tempo”, informou João Pedro Simão, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Para tentar amenizar os problemas, um caminhão pipa fornecido pela Prefeitura tem levado diariamente água potável às localidades de São João dos Cavalheiros, Tigre e Campininha. O fornecimento começou há mais de 60 dias e já atendeu 40 famílias atingidas pela estiagem.

A distribuição da água tem sido acompanhada por um servidor da Defesa Civil Municipal, que também tem levantado outras demandas junto às famílias das localidades.

Diante da queda das reservas hídricas nos Rios Canoinhas e Negro, que abastecem o município, a Defesa Civil orienta a população a fazer o consumo consciente de água. “O racionamento é uma medida necessária, neste momento, para que atividades diárias das pessoas como a de lavar roupa, fazer comida e até tomar banho não fiquem comprometidas em breve”, frisou Simão.

Segundo a Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Canoinhas está em 90 centímetros, enquanto a situação do Rio Negro é ainda mais grave: 35,5 centímetros.