Extensão da EBM João Pacheco de Mirada Lima recebe penúltimo evento do JEPP

Estudantes da Extensão da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima, no distrito de São Cristóvão, demonstram criatividade e feeling para os pequenos negócios durante a exposição do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A atividade realizada nesta quinta-feira, 10, foi o penúltimo evento alusivo à Semana do Empreendedorismo que acontece desde a última segunda-feira, 07, nas escolas municipais de ensino fundamental de Três Barras.

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas no município no âmbito do programa Cidade Empreendedora, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC.

O curso, trabalhado em sala de aula a partir do mês de maio, contemplou alunos do 1° ao 5° anos. No entanto, os projetos desenvolvidos e apresentados na mostra tiveram a participação efetiva de 308 crianças, mas de 3° ao 5° anos.

Stands buscaram retratar pequenas empresas (lojas) criadas pelos participantes do projeto. Professores da escola supervisionaram tudo, desde o planejamento à criação das marcas e dos produtos que foram vendidos.

O evento recebeu a comunidade escolar e visitantes, como os pais dos expositores e população em geral.

Na opinião da diretora escolar, Rosane Farias, o projeto consegue despertar o talento empreendedor nos participantes.

“A proposta pedagógica do JEPP, para cada ano do ensino fundamental por meio de atividades lúdicas, sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações em situações desafiadoras. Os estudantes e o grupo em que estão inseridos reconhecem a contribuição do projeto para a formação empreendedora e valorizam as práticas desenvolvidas na escola”, argumentou.

O JEPP conta com o respaldo da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte. A programação da Semana do Empreendedorismo será finalizada nesta sexta-feira, 11, com a exposição na Escola Básica Municipal Guita Federmann.

Oficinas:

• Tema: Oficina de Brinquedos Ecológicos (turmas do 3° ano)

Loja: A Fantástica Loja de Brinquedos Recicláveis e Oficina de Bilboquê

Supervisão: professoras Luciana M. Erbardt, Alexandra Castro, Alexandra de Barros Pereira e Silviele dos Santos Alves de Lima

• Tema: Locadora de Brinquedos (turmas do 4° ano)

Loja: Divertidamente Locadora

Supervisão: professoras Ana Paula A. Flores, Clarice Dransfeld e Lizete Didek

• Tema: Cores e Sabores (turmas do 5° ano)

Loja: Doceria Beijinho Doce

Supervisão: professoras Maria Angélica Barbosa, Maria Joceli P. Wrublevski e Silviele dos Santos Lima.